Prazo para regularização eleitoral vai até 8 de maio

A Justiça Eleitoral realizou mutirões em todo o país para a coleta de biometria e regularização do título de votação no feriado desta quarta-feira (1), Dia do Trabalho.

Em Maceió, tendas improvisadas ajudaram a proteger do Sol quem aguardava o atendimento no cartório eleitoral. Além da cidade, também houve intensa movimentação nas zonas eleitorais de Salvador.

Em Belém, o mutirão ocupou a Arena Estadual. Ao SBT, Vânia Souza conta que aproveitou o dia de folga para fazer a biometria. “Tirei hoje o dia do trabalhador justamente para vir aqui para regularizar essa minha situação, que é um dia de folga, não estou trabalhando, né?”, diz a professora.

Para o cadastro biométrico e a emissão do título, é necessário levar ao cartório eleitoral um documento oficial com foto e comprovante de residência. Homens a partir dos 18 anos, que vão tirar o título pela primeira vez, também precisam apresentar a quitação com o serviço militar.

No site ou aplicativo da Justiça Eleitoral, é possível alterar dados cadastrais e mudar o local de votação, desde que o eleitor já tenha a biometria coletada.

Dos eleitores, 82% já estão com a biometria registrada no país. No entanto, mesmo quem não conseguir fazer a coleta das impressões digitais poderá votar normalmente nas eleições municipais de outubro, apresentando um documento de identificação.

O prazo para regularização eleitoral vai até 8 de maio. “São 150 dias antes da eleição, é um prazo nacional e é inadiável”, diz Felipe Brito, secretário de tecnologia do TRE-Pará.

SBT News