A obrigatoriedade do uso permanece para ambientes fechados

O governo do Rio de Janeiro sancionou, nesta 4ª feira (27.out), a lei que prevê a flexibilização do uso de máscaras. A medida foi aprovada pela Alerj em discussão única, na 3ª (26.out), e será publicada no Diário Oficial. Com a sanção, o uso do item de segurança deixa de ser obrigatório em locais abertos já a partir desta 5ª feira (28).

Para os ambientes fechados, no entanto, a máscara continuará sendo exigida. A liberação segue o calendário de flexibilização proposto pelo comitê científico, que previa a dispensa do item de segurança quando o estado alcançasse 65% da cobertura vacinal. Na capital, 65,7% da população já recebeu as duas doses da vacina ou o imunizante em dose única.

Em nota, o governo do estado declarou que a flexibilização é “um motivo de celebração”, e que “representa um importante salto para a vitória do estado e do povo fluminense sobre o vírus”. Além disso, informou que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicará, nesta 5ª, uma recomendação aos municípios para que avaliem a flexibilização do uso das máscaras com base em critérios como a presença ou não do distanciamento social e o percentual de vacinação da população.

Em Minas Gerais, ainda não há definição sobre uma possível liberação do uso de máscara em ambientes abertos.

SBT NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *