Medida é resposta aos reguladores da Europa diante a exposição de anúncios aos usuários das plataformas de mídias sociais

Existe uma saída para fugir dos anúncios que te rastreiam nas redes sociais. Mas, terá que botar a mão no bolso para ‘sumir dos olhos’ dos algoritmos. A Meta anunciou uma assinatura paga de US$ 9,99 mensais, para que os usuários do Instagram e Facebook acessem as plataformas sem anúncios.

A medida acontece para responder às preocupações da União Europeia sobre a segmentação de anúncios, com leis bem rígidas, dependendo do país, e as práticas de coletas de dados realizadas pela Meta.

Segundo o conglomerado de Mark Zuckerberg, a medida oferece aos usuários que escolham utilizar a rede social sem anúncios quando faz o pagamento, ou se usar sem pagar, terá exposição dos anunciantes, com o consentimento das práticas de coleta de dados pela companhia norte-americana.

Com isso, a Meta acredita que vai atender os requisitos de privacidade estabelecidos por várias leis de dados no velho continente, como a Lei dos Mercados Digitais e a GDPR, que inspirou a LGPD, no Brasil.

Quem não pagar continua tendo acesso aos serviços da Meta nas duas plataformas e a experiência dos usuários não será afetada, assim como as ferramentas de preferências de anúncios permanecerão disponíveis.

assinatura estará disponível para maiores de 18 anos, na União Europeia e na Suíça. Para todas as contas vinculadas no Instagram e Facebook, que podem ter cobrança extra pelas contas vinculadas.

“A opção para as pessoas adquirirem uma assinatura sem anúncios equilibra os requisitos dos reguladores europeus, ao mesmo tempo que dá escolha aos utilizadores e permite que a Meta continue a servir todas as pessoas na UE, no EEA e na Suíça”, explica a empresa no blog oficial.

A partir de 1 de março de 2024, serão cobrados taxas extras de 6 euros na web ou 8 euros nos smartphones iOS e Android por conta vinculada.

Meta garante que o assinante não terá os dados utilizados para o direcionamento de anúncios.

Segundo o jornal The Wall Street Journal, a Meta estaria desenvolvendo um plano de assinatura para adolescentes europeus. Uma pausa de exibição de anúncios aconteceria na região a partir de 6 de novembro, sem prazo estabelecido.

Mesmo com o anúncio, a Meta deixa claro que ainda continua seguindo no negócio digital apoiado por publicidade a partir dos dados de hábitos e comportamento do usuário nas plataformas.

“Acreditamos numa Internet gratuita e suportada por anúncios ? e continuaremos a oferecer às pessoas acesso gratuito aos nossos produtos e serviços personalizados, independentemente do rendimento”, explica a Meta em seu blog oficial.

SBT News