A pasta afirma que não há evidência científica que justifique uma nova aplicação da vacina para o grupo
O Ministério da Saúde confirmou que os adultos saudáveis, que estão com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo, não precisam tomar o imunizante em 2024. Segundo o órgão, não há evidência científica que justifique a aplicação da vacina no ano que vem. Mas a pasta admite que a orientação pode mudar caso haja uma nova mutação do vírus.
De acordo com Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, o objetivo principal da política de vacinação é a diminuição dos casos graves, internações e mortes pela doença.
Na terça-feira (31), o Ministério da Saúde anunciou que a vacina contra a Covid-19 será incluída no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a 5 anos e para os grupos de risco, formados por pessoas que podem desenvolver a forma mais grave da doença. Para essa parcela da população, o imunizante deverá ser tomado anualmente a partir de 2024.
Hoje, o imunizante está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população acima de 6 meses de idade. Maiores de 18 anos que já tomaram as duas primeiras doses, devem receber a vacina bivalente como reforço. Já quem ainda não completou o ciclo vacinal deve comparecer a um posto de saúde para receber o imunizante.
Itatiaia