Alexandre Silveira afirmou que reservatórios das hidrelétricas estão na melhor condição dos últimos anos

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, na 4ª feira (27.set), não haver sinais de que será necessário retomar o horário de verão em 2023. Segundo ele, o setor elétrico registra um alto nível de suprimento, uma vez que os reservatórios das usinas hidrelétricas estão na melhor condição de armazenamento dos últimos anos.

“O país tem tranquilidade na geração de energia. O grande desafio é o equilíbrio constante entre a contratação de energia mais barata, para dar modicidade tarifária para o consumidor, e a garantia do suprimento”, disse Silveira.

Instaurado em 1931, o horário de verão tem como funcionalidade adiantar os relógios uma hora durante os meses da primavera e do verão para economizar energia. A iniciativa foi extinta pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que alegou que o pico de consumo energético é por volta das 15h, e não às 18h, o que tornaria a medida irrelevante.

Com o início da primavera, comerciantes voltaram a pedir o retorno do horário de verão no Brasil. O líder de conteúdo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), José Eduardo Camargo, por exemplo, argumentou que há uma alta de 10% a 15% no faturamento com as horas a mais de sol, já que o movimento nas ruas aumenta.

Agência Brasil