Moradores de cidades da Bahia e de Minas Gerais que foram atingidas pelas enchentes dos últimos dias podem sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Em meio a tanta tragédia, um alento para essas famílias desabrigadas pode ser solicitado que é o acesso aos valores do FGTS. A liberação foi feita pela pela Caixa Econômica Federal e, de acordo com as regras de saque previstas na legislação, cidades que decretaram estado de calamidade pública têm direito ao saque do Fundo.

Isso porque o chamado Saque Calamidade é liberado toda vez que um município ou estado decreta estado de calamidade. Cada trabalhador pode sacar no máximo R$ 6.220.

Municípios de Minas que têm direito ao saque 

Dentre os municípios de Minas Gerais, até o momento, que decretaram calamidade pública e podem ter acesso ao saque do FGTS estão: Águas Formosas, Bertópolis, Caraí, Carmo da Cachoeira, Engenheiro Caldas, Fronteira dos Vales, Ibirité, Itambacuri, Jacinto, Jampruca, Joaíma, Lagoa Formosa, Machacalis, Manhuaçu, Monte Formoso, Novo Cruzeiro, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Padre Paraíso, Palmópolis, Pescador, Resplendor, Rio do Prado, Salto da Divisa, Santa Helena de Minas, Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Amparo, Santo Antônio do Jacinto, Teófilo Otoni, Umburatiba e Virgem da Lapa.

Imagem da internet

Como solicitar o saque do FGTS?

Para realizar a solicitação para ter acesso aos valores do FGTS, o cidadão deve seguir os seguintes passos:

Abra o aplicativo FGTS;

Clique na opção “Meus Saques”;

Escolha “Outras Situações de Saques”;

Selecione o motivo “Calamidade Pública”;

Clique no município em que você reside e vá em “Continuar”;

Escolha se quer receber o FGTS em conta bancária ou se deseja sacar presencialmente;

Faça o upload dos documentos solicitados e, depois de conferir, confirme;

A Caixa analisa os pedidos e, estando tudo correto, o valor é liberado.

Jornal Contábil

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *