Caso aconteceu na madrugada do último sábado (1º), no encerramento da folia; PM e organização se manisfestam

Na madrugada deste sábado (1º), uma mulher foi atingida no rosto por uma bala de borracha disparada pela Polícia Militar durante uma ação de dispersão em um evento de Carnaval em Capinópolis, no Triângulo Mineiro. Os militares faziam a dispersão dos foliões enquanto um grupo apresentou resistência em sair do local, momento em que deu início à discussão.

Segundo populares, além dos disparos, a PM também destruiu caixas térmicas dos participantes como forma de dispersar a multidão. A ação gerou revolta entre os foliões, e vídeos do momento estão circulando nas redes sociais.

Em nota, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio da Nona Região da Polícia Militar, esclarece que “Na madrugada do dia 1° de março de 2025, após o encerramento das festividades carnavalescas em Capinópolis, ao iniciar a dispersão do público remanescente, os policiais militares que ali se encontravam foram hostilizados e desacatados por populares. Uma dessas pessoas tentou arrebatar a espingarda calibre 12 de um policial militar, o que resultou em um disparo acidental de munição de elastômero que a atingiu no rosto”.

A nota também informa que a vítima foi encaminhada ao Pronto Socorro Municipal de Capinópolis. E que no hospital, o irmão da vítima, teria agredido um dos policiais militares envolvidos na ocorrência, além de ter danificado a porta do local. Devido a situação ele foi preso em flagrante delito.

Ainda segundo a Polícia Militar, todas as providências de polícia judiciária militar cabíveis ao fato foram adotadas e repassadas ao juízo militar competente.

A comissão organizadora do evento também se manifestou lamentando profundamente o ocorrido e expressando solidariedade a todos os envolvidos.

O comunicado reforça o compromisso com a segurança dos cidadãos e repudia qualquer ato de violência, ressaltando a importância do respeito aos direitos individuais, principalmente em eventos de celebração.