Em todo o estado, a temperatura máxima fica próxima ou acima de 30°C; veja a previsão
Após dias frios com recorde de frio, esta sexta-feira (16) deve ter aumento nas temperaturas, principalmente, no extremo oeste, sul e sudeste de Minas Gerais.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma onda de calor inicia sobre estados das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do país, atingindo parte do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Zona da Mata. No Alto Paranaíba, os termômetros podem atingir 37°C.
Em todo o estado, a temperatura máxima fica próxima ou acima de 30°C. Na capital mineira, segundo a Defesa Civil de BH, os termômetros devem oscilar entre 14 °C e 30 °C.
Domingo (11), foram registradas as menores temperaturas do ano na capital, 9,4°C na estação automática do Cercadinho, e no estado, −2,9ºC, em Monte Verde, no Sul de Minas.
Baixos índices de umidade prevalecem na maioria das regiões mineiras. Em BH, a mínima deve ficar em torno de 20%, à tarde. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
A capital mineira registrou a última chuva no dia 19 de maio, portanto, até hoje contabiliza 119 dias consecutivos sem chuva — o maior intervalo sem chuva desde 2019, conforme o Inmet.
Itatiaia