O estádio municipal é a casa do “Verdão da Mogiana” apelido carinhoso do Uberlândia Esporte Clube SAF

A FUTEL (Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer) colocou o Estádio Parque do Sabiá na disputa para receber a final do Campeonato Mineiro Sicoob 2026. A edição deste ano será decidida em partida única a ser realizada no dia 8 de março, às 18h.

A Federação Mineira de Futebol (FMF) está em processo de definição do palco da grande final do campeonato e o Parque do Sabiá é avaliado como uma das melhores opções, tendo recebido recentemente investimentos na melhoria do gramado, iluminação e camarotes.

História

Com 43 anos de história, o Estádio Parque do Sabiá se consolidou, ao longo dessas quatro décadas, como um dos principais espaços esportivos do país.

O Parque do Sabiá recebeu partidas da Seleção Brasileira, incluindo o amistoso contra a Irlanda do Norte, em 1982. Em 1995, o Parque do Sabiá sediou 11 partidas do Campeonato Sul-Americano de futebol feminino, entre elas a final entre Brasil e Argentina. A seleção brasileira conquistou o título vencendo as “hermanas” por 2 a 0, diante de um público de 68 mil torcedores.

O estádio já recebeu grandes equipes do futebol brasileiro. O clássico Cruzeiro x Atlético foi disputado duas vezes na cidade de Uberlândia. A primeira partida aconteceu em 2010, quando o Mineirão estava em reforma para a Copa do Mundo no Brasil. O Galo venceu a equipe celeste por 4 a 3 pelo Brasileirão.

Já em 2023, 34.344 torcedores acompanharam a vitória do Atlético pela 9ª rodada da Série A. Mais uma vitória do Atlético-MG, com 1 gol marcado pelo atacante Hulk.

Cruzeiro x Atlético. Imagem FUTEL

Palco do futebol nacional

Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco são outros gigantes do futebol brasileiro já disputaram partidas no Parque do Sabiá. No dia 26 de novembro de 2023, 38.174 torcedores viram o estrelado Flamengo vencer o América/MG por 3 a 0. O confronto válido pela 35ª rodada do Brasileirão daquele ano.

América/MG X Flamengo. Imagem FUTEL

Uberlândia

A cidade é a segunda maior do estado de Minas, possui rede hoteleira, shoppings, bares, restaurantes e aeroporto com voo direto para Belo Horizonte. Com um bom potencial de público, estrutura adequada e histórico positivo na organização de partidas relevantes, Uberlândia e o Parque do Sabiá são uma alternativa plenamente viável dentro do planejamento da competição.