A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta semana, uma operação estratégica de combate ao tráfico de drogas no bairro Santa Mônica, em Uberlândia. A ação culminou naquela que já é considerada pela corporação como a maior apreensão de drogas sintéticas do estado em 2026.

O trabalho foi conduzido pela Agência de Inteligência do 9º Departamento de Polícia Civil de Uberlândia. Segundo os investigadores, a operação é fruto de um monitoramento qualificado que durou cerca de um mês e meio.

O foco era um imóvel utilizado por um suspeito para o armazenamento, fabricação e distribuição dos entorpecentes. Com base nas informações colhidas, as autoridades policiais solicitaram um mandado de busca e apreensão neste local, que foi deferido pelo Poder Judiciário.

Durante as buscas, os agentes encontraram um verdadeiro arsenal de substâncias ilícitas e armamento, incluindo mais de 2 mil comprimidos de ecstasy e entorpecentes variados, como maconha e haxixe; assim como uma pistola calibre 9mm carregada com 13 munições.

Três homens, com idades entre 33 e 35 anos, foram presos no local. Além do alvo principal da investigação, outros dois indivíduos estavam no imóvel e, segundo a polícia, possuíam livre acesso às drogas e à arma, o que indica o envolvimento de ambos na organização criminosa.

Os detidos já possuem antecedentes criminais: dois deles têm passagens por posse ilegal de arma de fogo, enquanto o terceiro já havia sido fichado por posse de entorpecentes para consumo pessoal.

As investigações agora seguem para identificar outros possíveis integrantes do grupo e aprofundar a responsabilidade criminal de cada um dos envolvidos.

Veja a reportagem completa: