Uma falha estrutural grave acendeu um alerta na divisa entre Minas Gerais e São Paulo: o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) anunciou a restrição total do tráfego na ponte sobre o Rio Grande que liga as cidades de Conceição das Alagoas (MG) e Miguelópolis (SP). A medida foi tomada após a identificação de trincas em um dos pilares de sustentação da estrutura, colocando em risco a segurança de quem trafega pela região.
Antes da comunicação da nova diretriz, o DER-MG já havia determinado que apenas veículos de até quatro toneladas poderiam circular pela ponte; mas, após uma nova vistoria, realizada nessa quarta-feira (4), o departamento decidiu pela interdição total do trecho.
Segundo os profissionais envolvidos na análise da ponte, as dimensões das trincas identificadas comprometem a segurança dos usuários. Em nota oficial, o DER-MG comunicou que está em contato com o Departamento Rodoviário de São Paulo a fim de planejar ações para a recuperação da estrutura, possibilitando a retomada da circulação de veículos no local.
Não há previsão para a retomada do tráfego na via. Enquanto isso, o departamento de estradas mineiro orienta que os motoristas respeitem rigorosamente a interdição e a sinalização instalada no local.
