Projeto inclui nova via de acesso e duas rotatórias; ponte deve receber cerca de três mil veículos por dia e melhorar a mobilidade urbana na cidade
Nesta sexta-feira (11), o prefeito Paulo Sérgio inaugurou uma nova ponte sobre o Rio Uberabinha, localizada na avenida Izeth Domingos, no bairro Taiaman. A nova estrutura conecta diretamente as regiões Norte e Oeste da cidade, representando um avanço significativo para a mobilidade urbana do município.
Com 66 metros de extensão, a ponte conta com duas pistas de 4 metros de largura cada, permitindo o tráfego seguro e eficiente de veículos nos dois sentidos: Oeste/Norte e Norte/Oeste. A ponte fará a ligação direta com a rua dos Trópicos, no bairro Jardim Brasília, promovendo maior fluidez no trânsito e reduzindo o tempo de deslocamento entre as regiões.
Além da ponte, o projeto inclui:
- Uma nova via de acesso, com cerca de 400 metros de extensão em cada sentido, entre a avenida 02 e a rua dos Trópicos.
- Duas rotatórias, implantadas nas extremidades da ponte, para facilitar o acesso e melhorar a circulação dos veículos.
Ao todo, as obras somam aproximadamente 1 quilômetro de infraestrutura viária, projetada para atender uma demanda média diária de três mil veículos, incluindo ônibus do transporte público. A nova ligação deve contribuir para o descongestionamento de vias paralelas, além de fomentar o desenvolvimento urbano e econômico das áreas atendidas.
Durante a cerimônia, o prefeito Paulo Sérgio destacou a importância da obra para a cidade:
“Estamos trabalhando, diariamente, para melhorar a mobilidade urbana, garantindo modernidade, segurança e agilidade no trânsito local. Isso se reflete diretamente em boas condições de trafegabilidade, redução do tempo de viagens, enfim, mais qualidade de vida para os moradores da nossa cidade. Essa obra vai beneficiar os motoristas, os usuários do transporte público e os pedestres. Seguiremos focados no compromisso de atender as demandas da nossa população e estimular o desenvolvimento sustentável de Uberlândia”, afirmou.
A nova ligação deve contribuir para o descongestionamento de vias paralelas, além de fomentar o desenvolvimento urbano e econômico das áreas atendidas.
A construção da ponte segue o conceito de obra de arte devido às suas dimensões, aspectos e integração com o ambiente, tendo sido concebida como fruto da união do trabalho de especialistas, como engenheiros e arquitetos.
O novo equipamento integra o pacote de obras de infraestrutura e mobilidade urbana do Programa Uberlândia Integrada 2, desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia. Os trabalhos foram executados pela empresa Grada Construtora Ltda, vencedora de processo licitatório, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura. A ordem de serviço para a construção foi assinada em dezembro de 2023, durante o governo Odelmo Leão e Paulo Sérgio. O recurso investido pelo município, orçado em R$ 12,7 milhões, é oriundo de financiamento obtido junto ao Banco do Brasil.

Homenagem
A nova ponte no bairro Taiaman recebeu o nome de “Samuel Vital Ferreira”. Ele foi o primeiro diretor efetivo do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Sob sua direção, foi construído o complexo de Sucupira, primeira Estação de tratamento de Água (ETA), bem como fábrica de tubos na cidade, gerando empregos para a população de Uberlândia e reduzindo substancialmente o custo de construção das adutoras e da rede de distribuição de água local.
Samuel Vital também atuou na implantação de hidrômetros no município. Foi professor, advogado e pedagogo. Fundou e dirigiu o Colégio D. Pedro I e o Jardim de Infância Sítio do Pica-Pau Amarelo. Foi, durante vários anos, delegado do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino em Uberlândia e serviu ao Exército no 36º Batalhão de Infantaria Mecanizada em Uberlândia.