Distribuição demonstra compromisso da gestão municipal com o processo de ensino e aprendizagem que será oferecido para mais de 72 mil estudantes municipais em Uberlândia

O prefeito Paulo Sérgio, acompanhado da secretária Municipal de Educação, Tania Toledo, deu início à entrega dos kits de uniformes escolares nesta quinta-feira (6), na Escola Municipal Boa Vista, no bairro Tocantins. Essa foi a primeira vez que a Prefeitura de Uberlândia entregou os conjuntos já no primeiro dia do ano letivo, comprovando o compromisso do governo municipal com a qualidade do processo de ensino e aprendizagem oferecido na sua rede de ensino.

“A entrega no primeiro dia de aula é uma iniciativa inédita. Isso é resultado de um grande trabalho para oferecermos um ensino de ótima qualidade em nossas escolas”, disse o prefeito Paulo Sérgio. Ao todo, mais de 72 mil estudantes receberão quase 280 mil peças, entre camisetas, bermudas e shorts-saias, que equivalem a mais de 72 mil conjuntos. Para adquirir os kits de uniformes, a Prefeitura de Uberlândia investiu R$ 4,5 milhões em recursos próprios.

O prefeito Paulo Sérgio destacou ainda que as equipes da Secretaria Municipal de Educação (SME) estão empenhadas para que os kits de materiais escolares também sejam entregues neste mês. Os dois kits, de uniforme e de materiais escolares, serão distribuídos gratuitamente para mais de 72 mil estudantes de 124 escolas municipais e 52 organizações da sociedade civil (OSCs),

Segundo a secretária Tania Toledo, foram adotados todos os requisitos para uma boa recepção aos alunos, inclusive quanto à regulamentação do uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, como telefones celulares, pelos estudantes nas escolas. “Estamos respeitando uma lei federal e concordamos que o uso desses aparelhos durante as aulas prejudica o aprendizado” destacou. Ela pediu a compreensão e o envolvimento de todos, inclusive das famílias, nessa questão e explicou que, antes do retorno às aulas, os profissionais do magistério foram orientados sobre o uso dos aparelhos nas escolas.

Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU
Força-tarefa para receber os estudantes

O retorno do ano letivo contou com uma força-tarefa empreendida pela Prefeitura de Uberlândia durante o mês de janeiro. Diversas ações foram realizadas simultaneamente para que a volta às aulas fosse tranquila para toda a comunidade escolar.

Como os espaços escolares devem ser adequados para que a aprendizagem aconteça de forma apropriada, quase 60 escolas passaram por reformas e manutenções em itens como rede elétrica e hidráulica, pinturas e troca de equipamentos. Também foram feitas limpezas mais intensas, que não são possíveis durante as aulas, em itens como vidraças, esquadrias, paredes, mobiliários, ventiladores e caixas d’água.

Os serviços de poda e capina também foram reforçados e mais de 70 escolas receberam as equipes e as demais receberão neste mês de fevereiro. Outro serviço feito foi a dedetização nas cozinhas e depósitos. Já o mobiliário escolar passou por uma renovação e foram adquiridas 675 novas mesas e cadeiras, além de reformadas 500 peças pelo Setor de Marcenaria, da SME.

A alimentação escolar foi garantida com as entregas dos gêneros alimentícios para as escolas desde o dia 15 de janeiro. Todas as unidades também foram visitadas por nutricionistas do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae), da Secretaria Municipal de Educação, que orientaram sobre armazenamento dos produtos alimentícios e organização das cantinas e depósitos. Em uma ação específica, os nutricionistas apresentaram o projeto Sabores que Educam em 29 escolas municipais de educação infantil (Emeis). A proposta foi sensibilizar os profissionais das unidades sobre a importância da alimentação saudável no ambiente escolar e repassar técnicas mais aperfeiçoadas para a confecção dos lanches.

A SME também promoveu uma formação voltada para o Pacto pela Alfabetização junto a 450 professores alfabetizadores do 1º e 2º anos do ensino fundamental. Durante a formação, os educadores participam de atividades que englobaram a parte teórica do Pacto pela Alfabetização, os resultados apresentados pelo projeto em 2024 e as estratégias para desenvolver os pré-requisitos da alfabetização.

Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU
Mais novidades

Uma novidade foi a convocação virtual para o processo de contratação temporária na Rede Municipal de Ensino. Essa foi uma forma de ampliar a divulgação de vagas nas escolas municipais, oferecendo maior detalhamento sobre as oportunidades e reduzindo as chances de ausência de candidatos e tempo de seleção. As contratações são voltadas aos aprovados em processos seletivos do setor e visam garantir um quadro profissional de acordo com as necessidades das escolas.

Em outra ação inédita foi feita a fiscalização do transporte escolar em 80 ônibus que atendem, diariamente, cerca de sete mil estudantes da zona rural. A fiscalização foi conduzida pela equipe do Setor de Transporte Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, e contemplou 48 itens, como, freios, cintos de segurança, extintores, faróis, pneus, tacógrafos e bancos, além da documentação dos veículos. Não houve detecção de inconformidades graves e eventuais itens danificados dos veículos receberam a devida manutenção.

Prefeitura de Uberlândia