Uma em cada cinco mulheres grávidas ou com recém-nascidos enfrenta algum problema mental, segundo a OMS

Um estudo da Organização Mundial da Saúde revela que uma em cada cinco mulheres que engravidam e têm bebês com menos de 1 ano de vida enfrentam algum problema mental. No Brasil, a situação é ainda mais grave. Uma em cada quatro mães sofre de depressão pós-parto, de acordo com levantamento da Fundação Oswaldo Cruz.

A maternidade desperta na mulher uma mistura de sentimentos: amor, alegria, realização, mas também medo, solidão, insegurança e culpa. Em um momento tão frágil, a mãe cuida, porém, muitas vezes, não se sente cuidada.

Um projeto promete ajudar famílias que passam por isso, com músicas que acalmam o bebê e também acolhem as mamães.

Culpa… a Gabriela conheceu o sentimento assim que precisou voltar a trabalhar. “Eu queria muito ficar com a Lara nesse momento da licença maternidade, mas, ao mesmo tempo, eu sou autônoma, eu precisava voltar a trabalhar, e aí você fica naquela sensação de culpa”, lembra a fonoaudióloga Gabriela Valiengo.

O “Canções de Despertar” foi criado por uma psicóloga contratada pela Protex Baby. Ela ajudou a transformar em música experiências difíceis, como a amamentação e a privação do sono. Ao todo, são seis videoclipes, disponíveis gratuitamente nas plataformas Spotify e Youtube, gravados por mães cantoras profissionais.

“Elas dão voz àquilo que as mães estão sentindo e, ao mesmo tempo, ‘se aquilo está em uma música, não sou só eu que sinto, outras mães também sentem’… então, é um pertencimento”, observa a psicóloga Carolina Sales.

As cantigas fizeram bem às mamães e aos filhos. “É o momento que a criança precisa ir desacelerando, para poder entrar nesse soninho… eu também relaxo quando começo a ouvir. Dorme eu e ela”, conta a mamãe Gabriela.