Nova edição do programa conta com mais de 243 mil vagas em universidade privadas do país

Os interessados em participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2024 podem realizar a inscrição a partir desta terça-feira (23). O cadastro deve ser feito pelo Portal Único de Acesso, do Ministério da Educação. Ao todo, serão ofertadas 243.850 bolsas em 901 universidades privadas do país.

Para participar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. Também é necessário se encaixar em algumas das seguintes categorias:

Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Na hora da inscrição, o candidato terá até duas opções de instituição de ensino, curso e turno dentre as bolsas disponíveis. Quando o prazo for encerrado, o sistema irá classificar os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem. A primeira chamada será realizada no dia 31 de julho e a segunda, no dia 20 de agosto.

Caso não seja aprovado em nenhuma das chamadas, o candidato poderá manifestar interesse na lista de espera entre os dias 9 e 10 de setembro.

O Prouni é responsável por ofertar bolsas de estudos em cursos de graduação em universidades privadas. Para bolsas integrais (100%), o candidato precisa ter renda familiar mensal per capita de até um salário-mínimo e meio, enquanto a bolsa parcial (50%) requer renda familiar mensal per capita de três salários mínimos.

Confira o cronograma completo para o Prouni do segundo semestre:

SBT News