O valor que o beneficiário vai receber pode variar de acordo com o número de filhos

O salário-família é um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para complementar o rendimento de trabalhadores de baixa renda que têm filhos de até 14 anos ou com deficiência. Para ter direito ao benefício, é necessário trabalhar com carteira assinada ou ser trabalhador avulso. O benefício deve ser pago junto ao último pagamento do mês.

Outro pré-requisito para receber o salário família é que o trabalhador tenha renda mensal de até R$ 1.819 por mês. É importante lembrar que esse valor é referente ao ano de 2024, e é atualizado anualmente pelo governo, por meio de uma Portaria Ministerial.

Além disso, os beneficiários que têm filho, de qualquer idade, com alguma deficiência, devem passar por uma perícia do INSS. Já para verificar a remuneração mensal do beneficiário, o INSS considera o valor total do salário de contribuição.

É importante lembrar que quem tem mais de uma fonte de renda precisa somar os valores para verificar se tem direito ao salário-família. O valor que o beneficiário vai receber depende do número de filhos. Cada dependente que se enquadre na regra garante uma cota de R$ 62,04 por mês.

O salário família deve ser requerido pelo trabalhador diretamente ao empregador. O trabalhador avulso deve requerer o benefício ao sindicato ou órgão gestor de mão-de-obra ao qual está vinculado. Exceto nos casos em que o beneficiário recebe algum outro auxílio do INSS. Nesse caso, é preciso requerer o dinheiro ao INSS.

Itatiaia