Gravação atribuída ao deputado André Janones mostra funcionamento do esquema de rachadinha em seu gabinete

Em áudio divulgado pelo portal Metrópoles, O deputado federal André Janones (Avante-MG) afirmou que funcionários de seu gabinete na Câmara dos Deputados devem ajudá-lo a pagar dívidas de sua campanha a prefeito de Ituiutaba, em 2016.

Em 2016, Janones foi candidato a prefeito da cidade mineira de Ituiutaba e ficou em segundo lugar, com 13 mil votos. Segundo o Metrópoles, o áudio foi gravado pelo jornalista Cefas Luiz, ex-assessor de Janones, em fevereiro de 2019.

Sem saber da gravação, Janones inicia fala tentando justifiicar que o ato proposto não seria corrupção

“Eu não me corromper significa eu não ceder à corrupção. Por exemplo, tem algumas pessoas aqui, que ainda vou conversar em particular depois, que vão receber um pouco de salário a mais e vão me ajudar a pagar as contas do que ficou da minha campanha de prefeito, que eu perdi R$ 675 mil reais na campanha. Elas vão ganhar mais para isso.”

Acompanhe a íntegra do audio:

Repercussão na Câmara

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), pede representação contra André Janones em Conselho de Ética da câmara dos deputados por possível crime de rachadinha.

Outro lado

Nas redes sociais, Janones negou ter praticado a rachadinha. O deputado classificou a gravação como “clandestina e criminosa”.