Aluna estudou no CAp-Coluni, em Viçosa, e foi a única da rede pública no Brasil a tirar nota máxima na redação
A mineira Samille Leão Malta, de Virginópolis (MG) foi a única estudante de escola pública a tirar 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Além dela, outros 11 estudantes em todo Brasil atingiram a nota máxima na edição deste ano.
Desde 2020, ela saiu da cidade natal e foi estudar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-Coluni). A boa notícia chegou em meio aos preparativos para a formatura no ensino médio, prevista para 25 de janeiro. Agora é aguardar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para realizar o sonho de ingressar no Curso de Medicina.
“Eu não esperava que eu ia tirar essa nota, mas estou muito feliz e esperando que possa me ajudar a conseguir realizar meu sonho de cursar o curso que eu quero”, disse a jovem de 19 anos.
Dedicação redobrada e preparação cuidadosa
Por querer um curso concorrido, Samille Leão passou no processo seletivo do Coluni e, no ensino médio, focou na preparação detalhada a longo prazo. “Eu comecei a estudar desde o 1º ano do ensino médio, porque eu já imaginava o curso que eu queria e eu sabia que seria muito difícil para passar pelo Enem. Então, eu já me dedicava, já prestava muita atenção na escola e estudava”, contou em vídeo divulgado pelo Governo de Minas.
Além de estar em uma das melhores escolas públicas do pais, Samille disse que buscou uma preparação específica para a prova de redação. “Esse ano eu fiz cursinho presencial em Viçosa de redação com a [professora] Giovana, que me ajudou muito. Eu fazia uma redação por semana e fui evoluindo as notas ao longo do ano”.
Outra estratégia foi estudar exemplos bem-sucedidos nos exames anteriores “Eu também usei muito as notas, as redações antigas, nota 1.000 dos anos passados, para poder estudar, e também fazia os Enems objetivos dos anos anteriores”.
Além das aulas no Coluni, Samille também fez um cursinho particular para se preparar para a redação
Reprodução/Governo de Minas Gerais
Tema de 2024
Diante do tema Desafios para a valorização da herança africana no Brasil proposto pelo Enem, além de toda a preparação técnica para o texto, contou também o conteúdo discutido durante as aulas sobre o impacto da escravidão e a desvalorização das tradições que os brasileiros herdaram dos povos africanos.
“Eu tinha dificuldades em me expressar, fiz cursinho de redação, aprendi as fórmulas, mas o que me valeu muito foi o conteúdo que aprendi nas aulas de história, geografia e outras matérias. Aprendi a sentir o tema, a refletir sobre ele e a ter senso crítico sobre as coisas da vida. Isso fez a diferença na minha redação”, comentou em entrevista à UFV.
Agora, com a nota máxima da redação e a expectativa de ingressar no curso sonhado, ela agradece a todos que estiveram ao lado dela na trajetória. “Eu fiquei muito grata, todo mundo que me ajudou, minha família, meus professores, meus amigos e também muito grata a Deus que me ajudou durante esse caminho”.
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