YouTube é a rede social mais usada para consumo de informações, segundo o Instituto Reuters

O SBT News atingiu a marca de 4 milhões de inscritos em seu canal no Youtube, alcançando um crescimento recorde de 300% entre junho de 2022 e fevereiro de 2020, quando foi registrado o primeiro milhão de seguidores.

Com mais de 2 bilhões de visualizações, ao longo dos 11 anos em que foi criado, o canal também conquistou o posto de maior perfil do segmento de notícias da América Latina dentro da plataforma de vídeos, segundo dados da plataforma Tubular Labs.

Para o Head de comunicação do YouTube para América Latina e Canadá, Cauã Taborda, o segredo para esse ritmo acelerado de crescimento está na grade de conteúdo do canal, que equilibra a reprodução do conteúdo da TV com a produção de conteúdo jornalístico exclusivo e adaptado para as plataformas digitais.

“Acho que toda estratégia que o SBT colocou com a sua grade de programação, do jeito que faz dentro do YouTube, é extremamente inteligente. Acho que vocês continuam colhendo frutos, a partir do momento em que fizeram essa aposta, e até hoje continuam crescendo com essa escolha.

Há uma inteligência muito grande por trás da distribuição que o SBT faz, e em escolher também o Youtube para essa distribuição. Acho que é também muito sofisticada a abordagem que tem sido feita em distribuição dessa grade, que é extremamente completa”, observa Taborda.

Com uma média de 400 vídeos semanais, além de disponibilizar as reportagens dos jornais de rede da emissora, o Primeiro Impacto e o SBT Brasil, o canal do SBT News também tem como foco aprofundar a cobertura do noticiário diário, além de entregar conteúdo diversificado e de relevância para o público, conforme explica o gerente de integração do Jornalismo do SBT, Rodrigo Hornhardt. “Hoje, a gente já tem uma série de programas ao vivo, programas muito focados na cobertura do poder. A ideia é sempre aprofundar a cobertura, ter mais análise, e trazer ainda outras formas de experimentação para produção e para divulgação de conteúdo”, diz Hornhardt.

Principal plataforma de informação

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Reuters, em parceria com a Universidade de Oxford, indicou o Youtube como a rede social mais acessada pelos brasileiros para consumo de informações. A plataforma de vídeos lidera o ranking com 43%, seguida do Whatsapp, com 41%, e do Facebook, com 40%.

O mesmo levantamento também elegeu, pelo segundo ano consecutivo, o SBT News a marca mais confiável do jornalismo brasileiro. Com 62% das respostas positivas, o SBT News lidera o ranking de confiabilidade do país, 14 pontos percentuais acima da média geral de credibilidade do noticiário nacional, que é de 48%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *