O senador mineiro Alexandre Silveira (PSD) foi confirmado, nesta quinta (29), pelo presidente Lula (PT) como futuro ministro de Minas e Energia.

Perfil

Nascido em Belo Horizonte, Alexandre Silveira tem 52 anos, é casado com Paula Lucia Silveira, com quem tem 2 filhos. É formado em direito e foi delegado da Polícia Civil-MG

Carreira Política

Alexandre Silveira foi deputado federal por dois mandatos. Em 2006 foi eleito com quase 148 mil votos. Em 2010, disputou a reeleição e teve quase 200 mil votos, a quarta maior votação do Estado.

Durante seus dois mandatos, Alexandre Silveira foi presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça e também da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.

Silveira, foi eleito 1º suplente ao Senado na chapa com Antônio Anastasia no pleito de 2014. Em fevereiro deste ano, tomou posse como senador depois que Anastasia renunciou ao cargo para assumir uma vaga no TCU (Tribunal de Contas da União).

Em outubro, Alexandre Silveira disputou a reeleição para a vaga de senador por Minas Gerais. Recebeu 3.679.392 votos (ou 35,79% dos votos válidos), mas ficou atrás do senador eleito Cleitinho Azevedo (PSC), com 41,52%.

Importante na eleição e no Senado

O senador Alexandre Silveira foi o relator da PEC da Transição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e foi um dos coordenadores da campanha de Lula em Minas Gerais.

Alexandre Silveira é o único representante de Minas a compor o time de Ministros do Presidente Lula.