Participantes também poderão justificar ausência nas provas realizadas no ano passado

Os estudantes que desejam solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ou que queiram justificar a ausência nas provas do ano passado poderão realizar as solicitações a partir da próxima 2ª feira (4.abr). Todo o processo deve ser feito exclusivamente por meio da Página do Participante e o prazo vai até as 23h59 do dia 15 de abril.

Para solicitar a isenção da taxa, o participante deve declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A iniciativa também contempla estudantes que tenham concluído o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada.

A justificativa de ausência, por sua vez, é direcionada ao participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021 e que não compareceu aos dois dias de prova, mas deseja solicitar isenção na edição de 2022. Para isso, é necessário enviar documentação, datada e assinada, que comprove o motivo da ausência.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o resultado das solicitações será divulgado no dia 22 de abril, por meio da Página do Participante. O prazo para interpor recursos contra a reprovação das solicitações será entre 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos deve ser publicado dia 6 de maio.

A confirmação do pedido de justificativa e isenção no Enem não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar as provas deste ano, que acontecem em 13 e 20 de novembro, deverão realizar a inscrição virtualmente. Os prazos, no entanto, ainda devem ser divulgados pelo Inep no decorrer do ano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *