O robô permite fazer cirurgias pequenas como ligar vasos sanguíneos com uma sutura
Um robô cirurgião desenvolvido pela Sony foi feito para fazer microcirurgias, que servem para ligar vasos sanguíneos ou órgãos, por exemplo. A primeira demonstração do uso dessa ferramenta foi feita por meio de uma cirurgia em um grão de milho. O robô fez uma sutura, ou seja, “deu pontos”, na superfície do grão.
De forma parecida com outros braços robóticos, o robô da Sony é operado por um cirurgião a partir de um console de mesa, que se assemelha a um bisturi. Simultaneamente, a máquina repete os movimentos na área da operação. Em nota, a Sony explica que “tais operações exigem altos níveis de habilidade e só podem ser realizadas por um número limitado de médicos”
Para possibilitar a realização de mais de uma função, o robô troca de ferramentas, como agulhas, tesouras e pinças, de forma automática, sem interferência humana. Além disso, a máquina tem um sistema de câmera 3D e em 4K, para que o médico enxergue o que está acontecendo na microcirurgia.
O sistema de controle elétrico foi feito com foco na baixa latência, com sistema mecânico focado na leveza, o que melhora a capacidade de resposta dos movimentos do braço mecânico e permite fazer movimentos bem pequenos.
A ferramenta ainda não foi usada para cirurgias em humanos, mas já foi testada em animais, em fevereiro deste ano. O experimento aconteceu na Universidade Médica de Aichi, no Japão, e os resultados foram promissores, de acordo com os responsáveis.
Itatiaia