Menores estão sob monitoramento e não apresentam agravamento dos sintomas 

A prefeitura de São Paulo confirmou, na noite de 5ª feira (28.jul), os primeiros casos de varíola dos macacos em crianças. Segundo informado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), todas as três infecções estão sob monitoramento e, até o momento, não apresentam sinais de agravamento dos sintomas.

“Desde os primeiros alertas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a doença, a SMS instituiu protocolos para toda a rede pública e privada para o atendimento dos casos suspeitos. O órgão está com toda a operação de atendimento, diagnóstico e monitoramento em pleno funcionamento”, disse a entidade.

Mesmo com o alto número de casos no Brasil, o estado de São Paulo concentra grande parte dos registros, com mais de 740 infecções. Para tentar conter o surto, o Ministério da Saúde anunciou a criação de Centro de Operação de Emergência, enquanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fundou um comitê técnico para monitorar a doença.

Até o momento, a OMS contabiliza mais de 18 mil casos da varíola dos macacos no mundo, sendo que 10% dos contaminados estão hospitalizados e cinco não resistiram ao vírus. O continente europeu continua como epicentro da doença, concentrando 70% das infecções. O Brasil, por sua vez, é o sexto país com o maior número de casos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *