Entrega de carro zero só é feita em torno de seis meses depois da compra
A venda de veículos usados no Brasil bateu recorde no ano passado. A fila para a compra de carro zero e a falta de peças fizeram o consumidor buscar os seminovos.
Uma surpresa para quem não via o mercado em alta há pelo menos dois anos. “A gente teve um aumento de vendas mesmo, mas a questão de margem de lucro permanece a mesma porque o carro tá com valor mais caro e, na hora de comprar, também mais caro”, disse o consultor de vendas Romulo Cavalcante.
Se comparado com 2020, o aumento nas vendas de usados e seminovos foi de quase 18% em 2021. Mas como 2020, foi atípico por causa da pandemia, a comparação é desleal. As revendedoras preferem contabilizar o crescimento de 3,5% comparando 2019 com o ano passado, quando o mercado começou a reagir.
“De fato, é um registro histórico”, afirmou o vice-presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), José Everton Fernandes. Ainda segundo ele, a expectativa é de que ocorra crescimento de 3% a 4% nas vendas em 2022.
A falta de componentes para a indústria elevou o preço do carro zero, e a entrega só é feita em torno de seis meses depois da compra. É aí que o consumidor prefere os seminovos mesmo depois dos preços terem subido de 8% para 33% no ano passado. E a tendência é que as vendas e preços altos sejam mantidos pelo menos até o primeiro semestre.
SBT News