Vítima da violência foi ao chão com a força do tapa. Instituição diz que comportamento “não é comum”

A Polícia Militar de Minas Gerais afastou das atividades de docência dez instrutores que participaram da cena de agressão a um aluno durante um treinamento do grupo tático da corporação. A vítima da violência foi ao chão com a força do tapa e o caso foi registrado no Batalhão Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) de Belo Horizonte.

Em um vídeo que começou a circular nas redes sociais, gerando revolta, o policial que agrediu o aluno é visto dando risada após a cena. As imagens foram registradas em outubro, mas a situação ganhou repercussão e a PM teve ciência do caso só agora, três meses depois. As imagens não mostram o motivo do tapa e o que aconteceu após a agressão.

Os policiais militares afastados fazem parte da formação e coordenação dos alunos. Segundo a PM, foi instaurado um inquérito para apurar a violência e que o comportamento “não é comum” dentro da instituição.

Ainda segundo a corporação, todas as pessoas que aparecem nas imagens são policiais formados e, na época, era realizado um curso de ampliação dos procedimentos da PM. Não serão ministrados novos cursos, de acordo com a corporação. A previsão de conclusão do inquérito é de 40 a 60 dias