O América busca nesta temporada a primeira classificação às quartas de final da Copa do Brasil. Para alcançar a meta, a tarefa não será fácil. O clube mineiro saiu com revés do Independência, nessa quarta-feira, por 2 a 1, para o Palmeiras. Agora, terá que vencer o rival paulista no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 23 de maio. Triunfo por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis. Já a vitória por dois gols colocará o Coelho na próxima fase.

Na história da Copa do Brasil, o América conseguiu reverter um placar negativo apenas três vezes. O clube já enfrentou 32 adversários nos 58 jogos disputados até aqui (sem contar com a partida contra o Palmeiras). As reviravoltas foram contra o Baraúnas-RN, em 2005; o Volta Redonda-RJ, em 2006; e o Avaí-SC, em 2013. Apenas neste último duelo, o Coelho conseguiu a vaga. Nos outros dois confrontos, o clube mineiro caiu nos pênaltis.
No jogo contra a equipe potiguar, em 2005, o América, sob comando do técnico Léo Condé, perdeu por 2 a 1 a ida, no Estádio Leonardo Nogueira, em Baraúnas. No Independência, o time mineiro ficou perto de se classificar ao também vencer por 2 a 1 com dois gols de Daniel Morais. Entretanto, foi eliminado nos pênaltis por 4 a 2 e não passou da primeira fase.
Um ano depois, contra o Volta Redonda, o cenário era semelhante. O clube mineiro, comandado pelo interino Edson Ratinho, foi derrotado no Estádio Raulino de Oliveira por 2 a 1. Em casa, os pouco mais de dois mil americanos viram Euller e Adriano marcarem e a equipe conseguir o placar de 2 a 1 que levava a decisão para as penalidades. Nas cobranças alternadas, mais uma vez o Coelho foi eliminado na primeira fase (7 a 6).
Depois da eliminação, o América viveu altos e baixos – como o rebaixamento no Campeonato Mineiro, em 2007, e a ascensão para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2009. Entretanto, na Copa do Brasil, a história sempre se repetia, com o clube sequer passando da segunda fase. Em 2013, a equipe mudou o roteiro e conseguiu se classificar para a terceira fase. O Alviverde eliminou o Avaí depois de sair perdendo o primeiro duelo, em casa, por 1 a 0. Na Ressacada, com dois gols de Fábio Júnior e um de Leandro Ferreira, o time então  treinado por Paulo Comelli venceu os catarinenses por 3 a 0 e avançou.
Agora, contra o favorito Palmeiras, o América tenta repetir o feito de cinco anos atrás. Para o clube, a classificação às quartas de final seria inédita na Copa do Brasil.
Superesportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *