América busca vitória sobre Corinthians para evitar flerte com zona de rebaixamento
Ainda que o empate por 1 a 1 com o líder, São Paulo, tenha agradado aos jogadores e comissão técnica, o América desperdiçou a chance de avançar na classificação do Campeonato Brasileiro por causa da série de três jogos sem triunfar – antes do tricolor, o Coelho vinha de empate com Ceará e derrota para o Botafogo. Por isso, o duelo deste sábado com o Corinthians, às 19h, no Independência, pela 27ª rodada, ganhou outra dimensão: contra o concorrente direto na classificação (os paulistas têm três pontos a mais que os mineiros), a equipe precisa triunfar para subir um degrau a mais na luta contra a o rebaixamento. Derrota ou empate pode significar um flerte muito próximo com a zona da degola.
Em casa, o América sabe que precisará ter maior produtividade para vencer o Timão, que vem embalado depois da classificação à decisão da Copa do Brasil. Nos últimos jogos, o time de Adilson Batista finalizou pouco e viu os adversários serem superiores do começo ao fim. Por isso, a tendência é de que a equipe tenha postura mais agressiva nesta noite na tentativa de pressionar ao máximo os corintianos.
O volante Leandro Donizete sabe que o resultado positivo é fundamental para dar mais comodidade ao Coelho na classificação: “O campeonato está sendo extremamente brigado, tanto na parte de cima quanto na parte de baixo. Três ou quatro pontos podem mudar tudo. Já esperávamos por isso em uma Série A, pois são grandes equipes e jogadores de qualidade. Então, você ganha uma, perde outra, empata duas, ganha duas. Quem vence mais que isso, cinco, seis seguidas, pode ter certeza que brigará lá em cima até o fim. Portanto, está bastante disputado, mas legal de se ver. Enfim, espero que o América saia logo dessa briga de baixo e fique confortável mais acima”.
Aos 36 anos e mais experiente do grupo, o jogador entende que a equipe estará bem preparada para encarar os atuais campeões brasileiros: “Precisamos da vitória de qualquer jeito. Mas será um jogo difícil. O Corinthians tem um posicionamento muito bom, marca muito bem ali atrás. Os extremos voltam para ajudar na marcação e, também, fazem o contra-ataque ser muito rápido. Temos treinado bastante essas situações. Então, esperamos por um jogo que será difícil, mas que nós consigamos fazer uma grande atuação, tenhamos paciência e rodemos bem a bola. Será um confronto truncado, mas queremos sair de campo com os três pontos”.
Adilson Batista não mostrou a equipe que pega o Corinthians. Ele fechou a atividade de quinta-feira para esboçar os prováveis titulares e ensaiar jogadas de bola parada. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o lateral-esquerdo Carlinhos será substituído provavelmente pelo armador Gerson Magrão, que jogará improvisado – Giovanni, outro lateral, está machucado. A equipe volta a contar com o atacante Luan, livre de suspensão e que deve reassumir sua vaga no setor ofensivo. Outro cotado para entrar desde o início é o prata da casa Matheusinho, autor do gol de empate com o São Paulo.
SEM FAGNER
No Timão, o técnico Jair Ventura também mantém o mistério em relação aos titulares. O lateral-direito Fagner teve diagnosticada uma fibrose na coxa esquerda e desfalcará os paulistas. Mantuan deve herdar o posto. É provável que o armador Pedrinho, que fez o gol da classificação diante do Flamengo, pela Copa do Brasil, ganhe chance de começar a partida no Independência.
FICHA TÉCNICA
América
João Ricardo; Aderlan, Matheus Ferraz, Messias e Gerson Magrão; Leandro Donizete, Zé Ricardo, Juninho, Matheusinho (Wesley Pacheco) e Ruy; Luan
Técnico:
Adilson Batista
Corinthians
Cássio; Mantuan, Leo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Douglas, Ralf, Jadson, Clayson (Pedrinho) e Romero; Roger
Técnico:
Jair Ventura
Motivo: 27ª rodada do Brasileiro’2018
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Horário: 19h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Michael Correia e Sibert Faria Sisquim (RJ)