Vitória do Atlético contra o Sport, no próximo domingo (21), poderá garantir vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro, que concede vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores. Mas, se considerado o histórico do Galo fora de casa, a tarefa torna-se ainda mais árdua.
Com desempenho pífio fora de casa no Brasileirão, o Galo não venceu nenhum nordestino fora de casa. Empatou contra o Ceará e perdeu para Bahia e Fortaleza. Chama atenção que, das quatro equipes, apenas o Fortaleza não briga contra o rebaixamento.
O Sport está na 14ª colocação, com 42 pontos. Caso vença o Galo, mina as possibilidades de queda. Bahia é o 16º, primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 38. O Fortaleza é o 15º, com 41.
Melhor em casa?
Melhor mandante do Campeonato Brasileiro, o Galo também possui desempenho abaixo do esperado — pelo nível de investimento e pela posição que ocupa na tabela — contra equipes nordestinas. Foram dois empates (Sport e Bahia) e duas vitórias (Fortaleza e Ceará).
Dos 21 pontos disputados contra times do Nordeste, o Galo conquistou apenas 8 pontos.
Vaga no G-4
Com 62 pontos, na terceira colocação, o Galo pode garantir a vaga entre os quatro primeiros do Brasileirão com uma vitória contra o Sport. Para isso, além dos três pontos, tem que torcer por tropeço do Fluminense, quinto, com 60. O tricolor carioca encara o Santos, na Vila Belmiro.
Palmeiras, sexto, e Grêmio, sétimo, ambos com 56, podem chegar a mesma pontuação do Galo, contudo, o alvinegro permaneceria à frente no número de vitórias, primeiro critério de desempate.
Itatiaia