Fonte: Créditos: Pedro Vale e Marcello Zambrana / AGIF. Montagem: CBF

De um lado, o ataque mineiro com um dos melhores aproveitamentos e um dos artilheiros do Brasil na atualidade. Do outro, a defesa menos vazada do Brasileirão. E tudo isso valendo o topo da tabela. É dia de Atlético-MG x Palmeiras! Os clubes se enfrentam às 16h deste domingo (12), no Mineirão, de olho na primeira colocação do torneio nacional. Atual líder, o Galo tem nove pontos somados; o Verdão segue de perto a movimentação alvinegra, na terceira colocação, com sete pontos. O confronto deste domingo ainda marca o reencontro dos clubes no Gigante da Pampulha após dez anos.

Mesmo contando com bom retrospecto desde a reinauguração do Mineirão, o Galo tenta reverter o histórico contra o clube paulista. No estádio, desde 2013, foram 29 jogos disputados pelos mineiros – com 18 vitórias, cinco empates e só seis derrotas. Os números gerais do confronto, todavia, são favoráveis ao Palmeiras. Em 80 duelos contra o Atlético-MG na história, a equipe palestrina triunfou em 37 ocasiões, além de 15 empates e 28 vitórias mineiras.

Reencontro no Mineirão

Atlético-MG x Palmeiras é um confronto sempre esperado no calendário do futebol brasileiro, mas faz um certo tempo desde que as equipes se enfrentaram no Mineirão. O último duelo no Gigante da Pampulha aconteceu no dia 12 de agosto de 2009, há quase dez anos, também pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, Galo e Verdão empataram por 1 a 1: Éder Luís abriu o placar para o Atlético-MG logo aos cinco minutos de partida e Diego Souza deixou tudo igual para os palmeirenses.

Ataque x defesa

Ricardo Oliveira só balançou as redes uma vez no Brasileirão 2019 até agora, mas o camisa 9 é o grande artilheiro do Atlético-MG na temporada. Em 2019, o Pastor já tem 13 gols marcados; Alerrandro (dez gols) e Cazares e Elias (quatro gols cada) fecham o top 3 dos goleadores do Galo até o momento. Na Série A, o clube mineiro já marcou seis gols – dois por rodada nos duelos contra Avaí, Vasco e Ceará – e é um dos melhores ataques da competição. A equipe divide a marca com Athletico Paranaense, Bahia, Fluminense, Grêmio e o próprio Palmeiras.

Sob os comandos de Luiz Felipe Scolari, o Verdão também ostenta a melhor defesa do Brasileirão. Em três confrontos, o Palmeiras é o time que menos sofreu gols – apenas um, na segunda rodada, no empate por 1 a 1 com o CSA. Como a equipe palestrina também ostenta um dos ataques mais efetivos do torneio, os paulistas ostentam o melhor saldo de gols da Série A até aqui (positivo de cinco gols).

Confederação Brasileira de Futebol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *