Em mais um jogo pouco inspirado, Seleção saiu atrás no placar, mas buscou a igualdade com Gerson

Na despedida de 2024, a Seleção Brasileira apenas empatou com o Uruguai nessa terça-feira (19), na Arena Fonte Nova, em Salvador. O duelo valeu pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Com um futebol desinteressante, a equipe treinada por Dorival Júnior chegou a sair atrás do placar. Valverde marcou para os uruguaios aos 9 minutos do segundo tempo. O gol de empate saiu de um belo chute de Gerson, de fora da área, sete minutos depois.

O resultado faz o Brasil perder uma posição na tabela da classificatória para o Mundial. Agora, o time canarinho ocupa a quinta colocação, com 18 pontos. Já a Celeste se mantém na vice-liderança, com 23.

Próximos jogos

A próxima Data Fifa está prevista para o fim de março. Em casa, a Seleção Brasileira enfrentará a Colômbia, em data, horário e local a serem definidos. Já o Uruguai terá pela frente a Argentina, também dentro de seus domínios. Os dois jogos serão válidos pela 13ª rodada das Eliminatórias.

Relato do jogo

O início do primeiro tempo até foi promissor para o Brasil. Empurrado pela torcida, o time de Dorival Júnior criou duas boas chances. Primeiro com Vinícius Júnior, que chutou para fora aos dois minutos. Depois, com Gerson, que saiu na cara do gol, mas parou nas mãos do goleiro Rochet.

No entanto, o futebol da Seleção tornou-se pouco atrativo depois desse ímpeto inicial. Não é à toa que o Uruguai assustou aos 20 minutos, com boa combinação entre Darwin Núñez e Valverde. O camisa 15 chutou em cima da zaga brasileira.

Mesmo com a posse de bola, o Brasil não voltou a criar grandes oportunidades até o intervalo. A exceção foi um cabeceio de Marquinhos, após cobrança de escanteio, aos 46 minutos. Rochet fez boa defesa novamente, e a etapa inicial acabou empatada sem gols.

Vini Jr quase marca

Na volta para o segundo tempo, o Brasil ficou muito perto de abrir o placar. Vinicius Júnior recebeu boa bola de Raphinha, invadiu a área e bateu de perna esquerda. O chute tirou tinta da trave de Rochet.

Uruguai sai na frente, mas Gerson empata com golaço

No entanto, quem marcou o primeiro gol do jogo foi o Uruguai, dois minutos depois. Valverde recebeu a bola na entrada da área e chutou colocado no cantinho esquerdo, sem qualquer chance para Ederson.

A vantagem da Celeste não durou muito tempo. Aos 16 minutos, Gerson pegou a sobra de uma bola cruzada na área e acertou um lindo chute de primeira, que morreu no fundo das redes.

Brasil 1 x 1 Uruguai

Brasil

Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Luiz Henrique); Bruno Guimarães (André), Gerson (Lucas Paquetá) e Raphinha; Savinho (Estêvão), Igor Jesus (Gabriel Martinelli) e Vinicius Júnior. Técnico: Dorival Júnior.

Uruguai

Rochet; Varela, Giménez, Oliveira e Saracchi; Ugarte, Valverde e Bentancur; Pellistri (Puma Rodríguez), Darwin Núñez (Aguirre) e Araújo (Cristian Oliveira). Técnico: Marcelo Bielsa.

Gols

Gerson (16min2ºT), para o Brasil
Valverde (9min2ºT), para o Uruguai

Cartões amarelos

Gabriel Magalhães, Raphinha e Lucas Paquetá (Brasil); Ugarte (Uruguai)

Público: 41.511 torcedores
Motivo: 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo
Data e horário: 19 de novembro de 2024 (terça-feira), às 21h45 (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Árbitro: Piero Maza (CHL)
Auxiliares: Claudio Urrutia (CHL) e José Retamal (CHL)
Árbitro de vídeo: Juan Lara (CHL)

Itatiaia Esporte