Charles “Do Bronx” Oliveira conquistou o cinturão da categoria leve da principal organização de Artes Marciais Mistas (MMA) do Mundo
Na madrugada deste domingo (16) mais um brasileiro tornou-se campeão mundial do Ultimate Fighting Championship (UFC). Charles Oliveira, de 31 anos, venceu o norte-americano Michael Chandler, por nocaute no 2º round, e é o novo detentor do título da divisão de até 70 kg. Do Bronx, que é natural do Guarujá, em São Paulo, chegou a vitória de número 31 na carreira. O brasileiro entrou no mundo das lutas em 2007, aos 18 anos, e iniciou a trajetória na maior entidade de MMA do mundo, quando ainda tinha 20 anos, em 2010. O lutador é da academia Chute Boxe Diego Lima, a mesma da uberlandense Mayra Sheetara. Charles tornou-se o 11º campeão linear do peso-leve, sendo o segundo brasileiro. Rafael Dos Anjos foi o primeiro campeão do país, em 2015.
A luta valeu o cinturão vago dos leves, depois que o russo Khabib Nurmagomedov, considerado um dos maiores da história, decidiu se aposentar em março desse ano. Charles Oliveira entrou no octógono como o número 3 do ranking e enfrentou Michael Chandler, que estava na posição 4. Em seu cartel no MMA, o brasileiro tem 31 vitórias e 8 derrotas, e está invicto desde 2018. Nesse período, foram incríveis dez vitórias consecutivas, sendo 5 por finalização, 4 por nocaute e apenas uma por decisão unânime dos juízes. Com a conquista, o Brasil agora é detentor de quatro cinturões do UFC. Dois com Amanda Nunes, no peso-pena e no peso-galo, e outro com Deiveson Figueiredo, na categoria peso-mosca, vencido em 2020.
Confira a galeria dos 16 brasileiros campeões mundiais de MMA, pelo UFC:
Royce Gracie
Marco Ruas
Vitor Belfort
Anderson Silva
Lyoto Machida
Murilo Bustamante
Júnior Cigano
José Aldo
Renan Barão
Fabricio Werdum
Rafael Dos Anjos
Amanda Nunes
Cris Cyborg
Jéssica Bate-estaca
Deiveson Figueiredo
Charles Do Bronx