Palmeiras e Flamengo se enfrentam no sábado (29), às 18h (de Brasília), no Monumental de Lima, no Peru
Palmeiras e Flamengo se enfrentam no sábado (29), às 18h (de Brasília), no Monumental de Lima, no Peru, pela final da Copa Libertadores. Esta será a sétima vez que equipes brasileiras se enfrentam na decisão do torneio continental.
A primeira vez que clubes do Brasil duelaram em busca do troféu da Libertadores, foi em 2005. Na ocasião, o São Paulo superou o Athletico-PR e conquistou o tricampeonato do torneio.
Relembre finais entre brasileiros na Copa Libertadores
São Paulo x Athletico-PR (2005)
A primeira decisão entre brasileiros, em 2005, teve, frente a frente, São Paulo e Athletico-PR. A final foi realizada em dois jogos.
Na ida, o Furacão exerceu mando de campo no Beira-Rio, em Porto Alegre. O motivo da mudança de estádio foi a capacidade da casa do Athletico-PR, a Arena da Baixada. O placar do primeiro confronto ficou empatado por 1 a 1.
Já no jogo de volta, mais de 71 mil pessoas viram o Tricolor Paulista golear o Furacão, por 4 a 0, e faturar o tri da Libertadores.
Internacional x São Paulo (2006)
No ano seguinte, o São Paulo voltou à final da “Liberta”, desta vez, contra o Internacional. Diferente da edição anterior, o Tricolor Paulista não conquistou a taça.
No primeiro jogo, o Colorado venceu a equipe paulista por 2 a 1, no Morumbi, com dois gols de Rafael Sóbis. Na volta, o Inter empatou com o São Paulo por 2 a 2, no Beira-Rio, e faturou título inédito da competição.
Palmeiras x Santos (2020)
A terceira decisão da Libertadores entre brasileiros foi realizada em 2020. Na ocasião, o clássico paulista entre Palmeiras e Santos definiu o campeão do torneio.
Esta final foi realizada em jogo único, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
O Verdão venceu o Peixe, por 1 a 0, com gol de Breno Lopes, marcado aos 53 minutos do segundo tempo e faturou a taça.
Palmeiras x Flamengo (2021)
Em 2021, foi a vez de Montevidéu, no Uruguai, receber o jogo único da final da Libertadores. O duelo colocou frente a frente os dois clubes que haviam vencido o torneio nas edições anteriores: Palmeiras (2020) e Flamengo (2019).
Desta vez, o Alviverde superou o Rubro-Negro, por 2 a 1, com gol de Deyverson, na prorrogação.
Com a conquista, o Palmeiras chegou ao tricampeonato da Libertadores e se igualou ao rival São Paulo.
Flamengo x Athletico Paranaense (2022)
No ano seguinte, a Libertadores teve uma final entre clubes brasileiros pela terceira vez consecutiva.
Na ocasião, Flamengo e Athletico-PR se enfrentaram em Guayaquil, no Equador. Com gol de Gabriel Barbosa, o Rubro-Negro carioca faturou a “Liberta” pela terceira vez.
Botafogo x Atlético (2024)
Em 2024, Botafogo e Atlético duelaram em busca da “Glória Eterna”, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina.
Apesar da expulsão de Gregory, do Botafogo, logo no primeiro minuto de jogo, o Galo deu vexame e foi derrotado pelo Glorioso por 3 a 1.
Com a vitória, o Alvinegro carioca conquistou a Libertadores de maneira inédita.
Finais entre brasileiros na Copa Libertadores
- 2005 – São Paulo 5 x 1 Athletico Paranaense*
- 2006 – Internacional 4 x 3 São Paulo*
- 2020 – Palmeiras 1 x 0 Santos
- 2021 – Palmeiras 2 x 1 Flamengo
- 2022 – Flamengo 1 x 0 Athletico Paranaense
- 2024 – Botafogo 3 x 1 Atlético
*Placar agregado
Reprodução Itatiaia Esporte
