No Maracanã, Tricolor Paulista se sobressai e leva vantagem para o jogo de volta; Rubro-Negro precisa vencer por dois gols de diferença para ser campeão

O São Paulo venceu o Flamengo por 1 a 0 neste domingo (17), no Maracanã, pela partida de ida da final da Copa do Brasil. De cabeça, Calleri marcou o gol da vitória no primeiro tempo da partida.

O jogo de volta será no próximo domingo (24), às 16h, no Morumbi. Com este resultado, o Tricolor Paulista conquista o título inédito em caso de vitória ou empate na segunda partida. O Rubro-Negro precisa vencer por dois ou mais gols de diferença fora de casa para se consagrar campeão no tempo regulamentar. Vitória do Flamengo por um gol de diferença leva a decisão aos pênaltis.

O jogo

Apesar de estar jogando fora de casa, o São Paulo começou com maior posse de bola. O Tricolor optou por manter o jogo em um ritmo mais devagar nos minutos iniciais, circulando muito a bola, mas não teve êxito em acionar seus principais jogadores ofensivos. O Flamengo, por outro lado, se via confortável ao pressionar sem bola o adversário.

O Tricolor buscava explorar o lado esquerdo do ataque, nas costas do lateral-direito rubro-negro Wesley. Por ali, Nestor e Caio Paulista tabelavam e tentavam ultrapassagens. A bola, no entanto, não chegava limpa para Calleri e Lucas finalizarem. Aos 16 minutos, o camisa 9 do São Paulo recebeu um passe rasteiro cruzado de Nestor, mas finalizou fraco. Recuado, o Flamengo tentava o contra-ataque com escapadas de Gabigol e Bruno Henrique pelos lados, mas também sem encontrar espaços para finalizar.

O Rubro-Negro começava a encaixar algumas jogadas. Aos 35 minutos, o meio-campista Gerson conduziu livre, ganhou de Pablo Maia no corpo e passou para Bruno Henrique. O atacante flamenguista chegou até a linha de fundo livre e cruzou rasteiro, mas Lucas Beraldo interceptou o passe e Rafael defendeu com tranquilidade.

Aos 45 minutos, a jogada que definiu o São Paulo no primeiro tempo enfim deu certo. Caio Paulista conseguiu o desmarque, conduziu para dentro e tocou para Nestor, aberto. O meio-campista cruzou na medida, na segunda trave, para Calleri cabecear livre e abrir o placar. 1 a 0 para o Tricolor no primeiro tempo.

Para a segunda etapa, Sampaoli colocou Everton Ribeiro no lugar de Victor Hugo. Além dessa alteração, o time do Flamengo mudou completamente de postura. O Rubro-Negro passou a manter mais a posse da bola e agredir o São Paulo, jogando a equipe tricolor para o campo de defesa.

Os primeiros 20 minutos do segundo tempo foram de total domínio do Flamengo, o que entusiasmou a Magnética Torcida do clube no Maracanã. O Rubro-Negro, no entanto, não conseguia entrar na defesa tricolor, e se via obrigado a arriscar de longe, de fora da área, sem levar tanto perigo.

Vendo a pressão do Flamengo, o São Paulo foi obrigado a mudar. O técnico Dorival Júnior completou todas as cinco substituições antes dos 30 minutos da partida, para revitalizar a equipe, que já se via cansada. Com isso, o Tricolor Paulista passou a trocar mais passes, manter mais a posse e esfriar a partida.

O tempo foi passando e a pressão contra o Rubro-Negro aumentando. A torcida ecoou cantos contra o presidente do clube, Rodolfo Landim. O time, no entanto, não marcou. Placar final de 1 a 0 para o São Paulo.