Às 17h deste domingo, o Cruzeiro recebe o Flamengo, no Mineirão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, reeditando o duelo que decidiu a Copa do Brasil de 2017 e que representou vaga nas quartas de final da Copa Libertadores deste ano. Se a partida ‘vale pouco’ para a Raposa, que preparou uma festa para comemorar os 15 anos da Tríplice Coroa, para o rubro-negro pode significar a chance de ainda sonhar com o título nacional.
Mesmo já garantido na Libertadores e há tempos sem risco de rebaixamento (na 8ª posição, com 52 pontos), o grupo do Cruzeiro garante que buscará a vitória. “No dia a dia os atletas estão se empenhando como se brigassem por classificação, pelo título”, declara o auxiliar Sidnei Lobo, que comendará a equipe pela quarta partida seguida por causa da licença para tratamento médico do técnico Mano Menezes. Ele projeta jogo duro. “O Flamengo vai vir com tudo, mas vamos enfrentar de igual por igual, vamos ser fortes e vamos tomar a iniciativa do jogo.”
Pela escalação, a intenção é mesmo atrapalhar o rubro-negro na briga com o Palmeiras pela taça. Afinal, ele conta com a volta de jogadores que estavam em seleções, casos do zagueiro Dedé e do armador De Arrascaeta. E também dos poupados no meio da semana, como o goleiro Fábio, o lateral-direito Edílson, o lateral-esquerdo Egídio, o volante Ariel Cabral e o armador Thiago Neves.
No ataque, Fred está mantido depois de fazer dois gols contra o Vitória. “Vai jogar. Por respeito a todos os profissionais, tive conversa com outros atacantes e acho que a hora é de dar sequência ao Fred. Já falei com o Mano, é a opinião dele também, já conversei com o Barcos. Fred vem reagindo bem após a cirurgia (no joelho direito), fazendo bons jogos, não sente mais dor. Isso deixou a gente muito tranquilo e feliz”, justifica Sidnei.
Flamengo
O Flamengo chega embalado por três vitórias seguidas (Santos, Sport e Grêmio) e ainda sonhando com a chance de título. Para isso, tem de vencer e torcer por um tropeço do Palmeiras diante do Vasco. Em alta, o volante Willian Arão exalta o papel do técnico Dourival Júnior. “Sem dúvida, a chegada dele causou uma mudança de postura. Algumas coisas fizeram diferença”. Desde que o treinador assumiu, em 28 de setembro, formam seis triunfos, três empates e só uma derrota.
Festa de 15 anos da Tríplice Coroa
Campeão da Copa do Brasil pelo segundo ano seguido e novamente campeão mineiro depois de três anos, o Cruzeiro preparou grande festa para se despedir da torcida em casa na temporada 2018. A partir de 13h30, haverá jogo festivo entre a equipe que conquistou a Tríplice Coroa em 2003 e o master celeste.
Na preliminar, os torcedores poderão rever atletas que marcaram época. Entre os escalados da Tríplice Coroa, o volante Maldonado, os atacantes Marcelo Ramos e Aristizábal e, principalmente, o armador Alex. Já o master conta com atletas como o lateral-esquerdo Nonato, os volantes Djair e Ricardinho e os armadores Cleison e Palhinha.
CRUZEIRO X FLAMENGO
Cruzeiro
Fábio; Edílson, Dedé, Leo e Egídio; Lucas Romero, Ariel Cabral (Lucas Silva), Robinho, Thiago Neves e De Arrascaeta; Fred
Técnico: Sidnei Lobo (Interino)
Flamengo
César; Pará, Leo Duarte (Rhodolfo), Réver e Renê; Cuéllar, Willian Arão, Lucas Paquetá (Éverton Ribeiro), Diego e Vitinho; Uribe
Técnico: Dorival Júnior
Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Horário: 17h
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins e Lúcio Beiersdorf Flor (RS)
Cruzeirenses pendurados: Ariel Cabral, Bruno Silva, Dedé, Fred, Leo, Manoel, Murilo e Robinho
Superesportes