Atleta uberlandense concedeu entrevista ao V9 falando do momento atual na Itália e do futuro da carreira
Um dos maiores atletas mineiros de todos os tempos e um dos grandes nomes da história do futsal brasileiro. Dovenir Domingues Neto, popularmente conhecido como o Neto do Futsal, atua desde o início do ano no Campeonato Italiano. O jogador que voltou a defender as cores do Praia Clube na temporada 2020, no retorno da equipe à principal competição do país, a Liga Nacional de Futsal (LNF), joga hoje pela equipe do Signor Prestito, da comunidade de Matera, na região da Basilicata. Cidade que já foi eleita a capital europeia da cultura.
Na Série A do Italiano da bola pesada, o time que também conta com os brasileiros Miguel Weber, Ramón Ardite, William Rocha, Well Pereira e o também experiente pivô, Wilde, vice-artilheiro do campeonato com 23 gols, já está classificado para as quartas de final. O fixo Neto, que completará 40 anos em setembro, chegou na equipe em janeiro, portanto já na metade do campeonato. Já no segundo jogo vestindo a camisa do novo clube, Neto marcou 2 gols no empate fora de casa, por 6 a 6, contra o Acqua e Sapone, então líder da competição.
Confira a entrevista do craque concedida ao grupo Vitoriosa:
Neto, como tem sido esse período pra você na Itália, conseguiu se adaptar com facilidade?
– Esse período tem sido bacana demais por poder me manter em alto nível e ver que ainda posso jogar futsal até quando me der vontade, pois fisicamente eu respondo muito bem. A adaptação foi tranquila, pois havia disputado a LNF e o corpo respondido bem, aqui só tinha que continuar a fazer o que vinha fazendo.
Em breve começará a fase decisiva do Campeonato, até onde acredita que o Signor Prestito pode chegar?
– A nossa equipe pode chegar até onde realmente crermos, pois aqui existe uma igualdade entre as 8 primeiras equipes. O problema é implementar na cabeça dos jogadores o sentido vitorioso, pois é uma equipe que há 2 anos estava na segunda divisão e agora já se encontra fazendo coisas importantes.
Já tem planos para após o término da competição, pretende jogar a LNF 2021?
– Eu ainda não defini meu futuro, algumas equipes italianas me procuraram e no início do ano algumas equipes brasileiras. Quando vim para a Itália a intenção era jogar até junho aqui e retornar ao Praia Clube para a disputa da LNF, porém o clube não aceitou a ideia. Estou e estarei aguardando o melhor para minha vida e minha carreira.
O quê que o Neto pretende ainda conquistar na sua já vitoriosa carreira?
– O Neto pretende conquistar o próximo campeonato, pretende jogar bem e alongar o máximo a minha carreira, pois a minha maior vitória é estar dentro das quadras fazendo o que tanto amo.
O que mais te motiva a seguir jogando?
– A competição me motiva a seguir, o frio na barriga que sinto ainda em cada jogo, são essas coisas que me movem, a minha competição é interna e enquanto eu olhar e me ver capaz de competir contra qualquer time, qualquer atleta, aqui estarei.