Vitória, vitória e vitória. Nesta quarta-feira, o Cruzeiro triunfou pela terceira vez consecutiva na Copa Libertadores e encaminhou classificação às oitavas de final da competição. Rodriguinho voltou a ser decisivo e marcou o único gol da vitória celeste por 1 a 0 sobre o Emelec, no Estádio George Capwell, em Guayaquil, no Equador.
Líder isolado do Grupo B, com 9 pontos, o Cruzeiro precisará apenas de mais uma vitória para garantir, matematicamente, classificação às oitavas de final da Libertadores. O compromisso pela quarta rodada do Grupo B da Libertadores, diante do Huracán, está marcado para o dia 10 de abril (quarta-feira), às 19h15, no Gigante da Pampulha.
Depois de mais um compromisso no torneio sul-americano, o Cruzeiro volta suas atenções para a disputa do Estadual. No próximo sábado, às 19h, no Mineirão, o time celeste enfrenta o América no segundo jogo da semifinal do Campeonato Mineiro. No duelo de ida, no Independência, a equipe venceu por 3 a 2.
O jogo
À lá Mano Menezes, o Cruzeiro iniciou a partida estudando o adversário, marcando em linha média e reduzindo os espaços. Por outro lado, encontrou dificuldades para atacar. A primeira chegada ao gol do Emelec aconteceu apenas aos 20′, quando a equipe recuperou a posse de bola no campo de ataque. Fred partiu em velocidade e serviu Rodriguinho, que chegou a marcar o gol. O árbitro Victor Carillo, no entanto, assinalou posição de impedimento do meia.
O Emelec intensificou as ações ofensivas, passou a levar algum perigo ao gol de Fábio, mas também proporcionou mais espaços ao Cruzeiro. Aos 31′, os mineiros aproveitaram oportunidade de bola parada. Robinho cobrou falta, Henrique desviou, e a bola sobrou nos pés de Rodriguinho, na segunda trave. O meia dominou, fintou o marcador e tocou de forma precisa por cima do goleiro Dreer. 1 a 0. Foi o sétimo gol do camisa 23 pela equipe celeste.
Atrás do placar, o Emelec voltou do intervalo mais agressivo e explorando a bola aérea. Os equatorianos, no entanto, sempre encontraram Dedé pelo caminho. O zagueiro do Cruzeiro afastou praticamente todas as tentativas dos adversários. Aos 8′, após sobra de uma cobrança de escanteio, os donos da casa tiveram gol anulado por impedimento bem marcado. Os brasileiros responderam aos 21′ e quase ampliaram o marcador. Fred tocou para Robinho, que tentou encobrir Dreer, mas sem sucesso.
Tentando administrar o resultado, o Cruzeiro diminuiu o ritmo ofensivo e esperou o Emelec para tentar jogar no erro do adversário. Autor do gol, mas desgastado fisicamente, Rodriguinho deu lugar a Rafinha na equipe. Fabrício Bruno ainda entrou na vaga de Marquinhos Gabriel. Mano Menezes buscou reforçar a marcação, especialmente pelo lado esquerdo. A estratégia chamou os equatorianos de alguma forma. Aos 32′, Arce tentou a finalização, mas Fábio fez importante defesa e garantiu a terceira vitória consecutiva do Cruzeiro na Libertadores.
EMELEC 0X1 CRUZEIRO
EMELEC
Dreer; Caicedo, Jaime, Vega e Estacio; Godoy, Queiroz, López Pissano (Luna), Guerrero (Arce) e Cabezas (Daniel Angulo); Brayan Angulo. Técnico: Mariano Sosso
CRUZEIRO
Fábio; Edílson, Dedé, Leo e Dodô (Egídio); Henrique, Lucas Romero, Robinho, Rodriguinho (Rafinha) e Marquinhos Gabriel (Fabrício Bruno); Fred. Técnico: Mano Menezes
Gol: Rodriguinho (aos 31’1ºT)
Cartões amarelos: Lucas Romero, Edilson, Dodô (Cruzeiro); Brayan Angulo (Emelec)
Cartão vermelho: Luna (Emelec)
Cartão vermelho: Luna (Emelec)
Motivo: terceira rodada do Grupo B da Copa Libertadores
Estádio: George Campwell, em Guayaquil, no Equador
Data e horário: 3 de abril de 2019 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Victor Carillo (PER)
Assistentes: Jonny Bossio e Victor Raez (PER)
Superesportes