Após perder uma invencibilidade que já durava nove jogos, o Santos tenta aproveitar nesta quinta-feira, às 20 horas, no Pacaembu, uma ótima chance para voltar a engrenar no Campeonato Brasileiro. Derrotado por 2 a 1 pelo Cruzeiro no último domingo, em Belo Horizonte, o time recebe o Vasco em confronto adiado da terceira rodada da competição.
Caso derrote os vascaínos, a equipe alvinegra vai ultrapassar Corinthians, Fluminense e Atlético-PR de uma só vez e assumir a oitava posição da tabela, com 35 pontos. Já o Vasco está logo acima da zona de rebaixamento, em 16º lugar, com 28 pontos, e tenta emplacar a segunda vitória seguida para se distanciar ainda mais do grupo dos quatro últimos colocados.
Este duelo entre santistas e vascaínos estava originalmente marcado para o dia 29 de abril, mas precisou ser reagendado por duas vezes por causa de compromissos dos dois times na Libertadores e na Copa do Brasil.
Nesta quarta-feira, por meio de declarações reproduzidas pelo site oficial do clube da Vila Belmiro, o meia Carlos Sánchez exaltou a importância de a equipe comandada pelo técnico Cuca saber aproveitar o fator casa e voltar a figurar no grupo de times que hoje ocupam o pelotão de frente da competição.
“Damos muita importância a este jogo, é uma partida crucial para todos nós. Estamos lutando para subir de posições e chegar na zona de classificação da Libertadores. O nosso objetivo é garantir uma vaga nessa competição, que é um privilégio disputar. É fundamental vencermos o Vasco. Estamos concentrados para fazer um grande jogo nesta quinta-feira”, afirmou o jogador uruguaio.
Ironicamente, Santos e Vasco já se enfrentaram em partida válida pelo segundo turno deste Brasileirão. No último dia 1º de setembro, no Maracanã, a equipe paulista fez bonito ao atropelar o rival por 3 a 0, com três gols do atacante Gabriel.
O fato aumenta ainda mais o favoritismo do time santista para o jogo desta quinta, mas Carlos Sánchez fez um alerta para que os seus companheiros não se iludam com isso. “Não será fácil. Nenhum adversário é fácil. Conseguimos uma boa vitória no Rio de Janeiro, mas agora é outro jogo e não podemos pensar no que passou. Precisamos dar o melhor de nós para conquistarmos mais três pontos importantes”, reforçou.
Dono de uma das piores campanhas como visitante neste Brasileiro, o Vasco terá preciosa oportunidade para iniciar sua recuperação. O time carioca vai tentar aproveitar a confiança recém-conquistada para tentar surpreender o rival paulista, que vem de dois tropeços seguidos.
O duelo é válido pela terceira rodada, disputada no fim de abril. A marcação da partida já vinha se tornando uma novela, com três alterações, sendo duas datas diferentes, por diversos motivos. A mudança inicial foi causada por coincidências de datas de jogos das duas equipes em outras competições.
O agendamento da partida para esta quinta vem em boa hora para o Vasco. O time carioca encerrou um jejum de cinco jogos sem vitória na segunda-feira, ao superar o Bahia por 2 a 1. Foi ainda o primeiro triunfo do técnico Alberto Valentim à frente da equipe carioca, e logo em sua primeira partida em São Januário.
Agora, o time carioca espera usar a confiança renovada para buscar vitória também longe dos seus domínios. “É claro que nos incomoda não conseguir vencer fora de casa, mas temos três jogos agora fora de casa e vamos procurar mudar essa história. Não vamos manter essa reação se continuarmos ganhando apenas em São Januário”, alerta Yago Pikachu.
Nesta quinta, Pikachu não será o principal alvo das expectativas da torcida, neste ano. Os vascaínos vão ficar de olho no atacante Marrony, que brilhou no jogo contra o Bahia ao marcar o gol da vitória. Foi seu primeiro gol na equipe profissional – o jogador de 19 anos ainda divide suas atenções com o time sub-20.
Na segunda, ele começou no banco de reservas e só entrou em campo no segundo tempo. Nesta quinta, o jovem jogador pode ganhar uma vaga entre os titulares, em razão da suspensão do argentino Maxi López. Marrony poderá jogar mais recuado, enquanto Andrés Ríos atuaria mais avançado. Thiago Galhardo e Giovanni Augusto também podem entrar no meio-campo.
Na defesa, o lateral Lenon é baixa certa. Ele deixou a partida contra o Bahia mais cedo por conta de dores na coxa e não foi incluído na lista de relacionados para esta quinta. Alberto Valentim fechou o treino de quarta e não revelou o nome do possível substituto. Uma possibilidade é retornar Yago Pikachu a sua posição de origem, na lateral direita.
Com 28 pontos, o time carioca deixou a zona de rebaixamento na segunda-feira ao vencer o Bahia. Ocupa agora a 16ª colocação, a primeira fora da região inferior da tabela. Já o Santos é o 11º, com 32.
Superesportes