A Equipe Paralímpica de Natação do Praia Clube ficou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro Paralímpico Absoluto, realizado no último fim de semana no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB). Em São Paulo (SP), a equipe preta-amarela conquistou resultados históricos e inéditos. Ao todo, foram 43 medalhas, sendo 21 de ouro, 15 de prata e 7 de bronze, além da quebra de 4 recordes brasileiros, 17 recordes do campeonato e 11 recordes pessoais.
Segundo o técnico Alexandre Vieira, foi a melhor exibição dos nadadores praianos individualmente. “Os números foram surpreendentes, uma qualidade técnica altíssima e resultados muito expressivos para todo o grupo. A quantidade de recordes surpreendeu a todos, isso mostra a qualidade dos atletas e toda a dedicação do grupo em juntos defender as cores do Praia Clube”, comentou.
A atleta Laila Garcia, por exemplo, foi o grande destaque da competição no naipe feminino, quebrando 3 recordes brasileiros e do campeonato em todas as provas que disputou 50, 100 e 400m Livre, além de conquistar o prêmio de melhor atleta absoluta da competição na prova dos 100m Livre, o que garantiu o troféu de melhor ITC.
Emyly Silva, por sua vez, foi premiada como atleta mais eficiente da competição pela somatória de pontos de suas provas na idade menor de 20 anos e recebeu o troféu de atleta mais eficiente Sub-20.
Primeira vez!
Acostumado a títulos, medalhas, viagens, competições e treinos, o comandante desta galera vencedora foi eleito o melhor treinador da competição. Alexandre Vieira, há uma década à frente do projeto, agradeceu a todos do Praia Clube que, direta ou indiretamente, contribuem para o sucesso desses jovens e talentosos seres humanos, capazes de nos surpreender com cada pequeno gesto.
Na capital paulista, Gabriel Melone fez o tempo de 033”12 na prova dos 50m Borboleta baixando o tempo estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que é de 033”51. Com a quebra, Melone assegurou vaga na Seleção Brasileira Absoluta no ano que vem. Em 2020, se conseguir manter a marca estará garantido nas Paralimpíadas de Tóquio.
“Os resultados foram sensacionais. Temos a expectativa de superar o número de representantes aurinegros na Rio 2016, quando tivemos três nadadores. Vamos trabalhar com ainda mais afinco para ultrapassar as metas”, disse Vieira.
Os atletas entram de férias hoje (28) e retornam aos treinos no dia 25 de novembro, visando às Seletivas Tóquio 2020.