O Flamengo foi o time mais disciplinado da Série A do Campeonato Brasileiro 2016. Após 38 rodadas da competição, o Rubro-Negro foi o time com menos advertências, recebendo o total de 62 cartões amarelos, uma média de 1,63 por partida. Com a campanha mais limpa dentro de campo, o Rubro-Negro carioca garantiu o Troféu Fair Play da temporada, entregue nesta segunda-feira, 12, na cerimônia do Prêmio Brasileirão, realizada na sede da CBF.
O meia Diego representou o Clube de Regatas Flamengo na cerimônia de premiação e comentou sobre a postura disciplinar do time ao longo da competição.
– Acredito que temos que aprender mais com eles nesse aspecto. Sem dúvida aprendi muito com eles (na Europa). Eles costumam ter um jogo mais limpo e mais justo. Acredito que técnicos e os jogadores, me incluo nisso, temos que ajudar nas decisões dos árbitros. Saber que nós também fazemos partes das decisões dos árbitros. Acredito que quando a gente aprender que também fazemos nossa parte, conseguiremos.
Para formar o ranking, são contabilizados cartões amarelos, vermelhos, faltas, além de expulsões de integrantes da comissão técnica, para gerar a tabela de pontuação das infrações. O Troféu Fair Play foi idealizado pela CBF em 2013, quando o Vitória foi o ganhador. Depois, Atlético-PR (2014) e Corinthians (2015) foram os times mais disciplinados.
CBF