Contando com o retorno de Gabigol e Bruno Henrique e boas atuações de jovens da base, o Flamengo bateu o Independiente del Valle por 4 a 0 no Maracanã. A partida foi válida pela quinta rodada da Libertadores e classificou o rubro-negro na competição. O Mengo conseguiu devolver uma goleada no time equatoriano, já que o primeiro confronto entre as duas equipes no torneio foi 5 a 0 para os Rayados. Os gols flamenguistas foram marcados por Lincoln, Pedro e Bruno Henrique (duas vezes).
Pela última rodada, o Flamengo recebe o Junior Barranquilla, já estando classificado. O rubro-negro precisa apenas de um empate para se firmar na primeira colocação do grupo. Já o Independiente Del Valle recebe o Barcelona de Guayaquil, precisando de um empate simples para se confirmar nas oitavas, mas querendo uma vitória para disputar a primeira posição.
O JOGO
O início do jogo já dava indícios de que o primeiro tempo seria muito movimentado. Logo aos 2 minutos, Gabigol recebeu uma bola pela direita, ajeitou pro meio e bateu rasteira de fora da área, levando perigo ao gol defendido por Pinos. Já aos 12, chance do Independiente. Moisés Caicedo recebeu pelo meio e bateu para boa defesa do jovem goleiro Hugo Souza.
Arrascaeta estava bem na partida. O uruguaio fez uma boa jogada pela esquerda aos 14 minutos e colocou na cabeça de Lincoln, que cabeceou à esquerda da trave. Aos 18, o meio-campista criou nova chance, dessa vez para Gerson, que finalizou novamente próximo à meta do Independiente. Já aos 24 minutos, em cobrança de falta, o time equatoriano levou perigo para Hugo Souza, que espalmou para o lado.
O gol rubro-negro estava amadurecendo e finalmente aconteceu, e com mérito da base. Matheuzinho recebeu pela direita e cruzou rasteiro para Lincoln, livre, marcar o primeiro gol da partida.
Aos 30 minutos, contra-ataque exemplar do Flamengo. Thiago Maia deu um lançamento com capricho para Gabigol, que arrancou, puxou a marcação e passou para Pedro marcar o segundo e encaminhar a partida para o time brasileiro.
No segundo tempo, um retorno de “outro patamar”. Lincoln cruzou para De Arrascaeta finalizar, com boa defesa de Pinos. No rebote, o atacante Bruno Henrique, que entrou no lugar do lesionado Gabigol, ampliou o placar e marcou o terceiro gol do Mengão.
O Arrascaeta seguia fazendo um grande jogo. Aos 16 minutos, o uruguaio cortou o lateral-esquerdo Preciado, bateu de esquerda e quase que o goleiro Pinos espalma para dentro do gol. Já aos 26, o meio-campista deu um grande passe para Bruno Henrique driblar o goleiro e finalizar, marcando o quarto gol do Flamengo.
Após o quarto gol, o jogo teve seu ritmo reduzido. O Del Valle tentou reduzir o placar, mas não obteve êxito. Aos 40 minutos, o zagueiro Segovia recebeu livre na área e marcou o gol, mas estava impedido. A partida acabou com o grande placar de 4 a 0 para os brasileiros.
SBT