Tricolor perde pênalti, mas mata o duelo em dois contra-ataques no início da segunda etapa; com a vitória, chega aos 33 pontos, enquanto o Fla fica com 51 pontos
O Fluminense venceu o Flamengo na noite desta quinta-feira (17), no Maracanã, no Rio de Janeiro, por 2 a 0, pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro e respirou na competição.
Com gols de Lima e Arias – além de Ganso desperdiçar um pênalti – o Tricolor foi letal nos ontra-ataques e impôs a primeira derrota ao técnico Filipe Luis no comando rubro-negro.
Com o resultado, o Fluminense chega aos 33 pontos em 29 jogos e pode abrir ainda mais vantagem do Z4 da Série A, já que tem um jogo a menos para realizar. O Flu, neste momento, é o 15º colocado.
O Flamengo, que ainda sonhava com o título brasileiro, estaciona nos 51 pontos, também com um jogo a menos para realizar, mas vê o líder Botafogo bem distante. A equipe rubro-negra é a quarta colocada.
Próximos jogos
O Flamengo volta suas atenções para a semifinal da Copa do Brasil. No domingo (20), às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo, o Rubro-Negro visita o Corinthians. No primeiro jogo, vitória do Fla por 1 a 0.
Já o Fluminense fará seu jogo da 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro que estava atrasado. Na terça-feira (22), às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, o Tricolor recebe o Athletico-PR.
Fla domina, mas Flu vacila
O primeiro tempo foi marcado por um amplo domínio do Flamengo. Na maior parte da etapa inicial, o Rubro-Negro foi superior e ficou próxim ode abrir o marcador em duas boas oportunidades.
Fábio, mais uma vez, foi decisivo para o Fluminense e impediu que o arquirrival saísse na frente no marcador. Mas quem vacilou mesmo foi o próprio Tricolor.
No último minuto da etapa inicial, Léo Pereira cometeu pênalti em Marquinhos. Sem Arias, cobrador oficial, Ganso foi para a bola e praticamente recuou para Rossi. Foi o segundo pênalti defendido pelo argentino em um clássico. Anteriormente, ele pegou a cobrança de Almada, do Botafogo.
Resposta rápida
Em apenas quatro minutos do segundo tempo, o Fluminense deixou claro que o pênalti perdido não abalou o emocional. Ganso encontrou Kauã Elias que cruzou para Lima entrar na área e bater sem chances para Rossi: 1 a 0 Flu.
O árbitro de vídeo checou o lance em um possível impedimento no começo da jogada, mas o gol foi validado. Tricolor na frente.
Arias decide
Em mais contra-ataque, surgiu o principal jogador do Fluminense na temporada. Direto da Seleção Colombiana, Arias saiu do banco no intervalo e colocou excelente vantagem no marcador.
Em jogada parecida com a do primeiro gol, Ganso tabelou com Martinelli. O camisa 8 foi a ponta e rolou para trás e o camisa 21 balançou as redes no Maior do Mundo. Festa dos tricolores em menor número no estádio: 2 a 0, e respiro na tabela.
Flamengo 0x2 Fluminense
Flamengo
Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Alex Sandro); Léo Ortiz (Plata), Allan e Alcaraz; Matheus Gonçalves (Arrascaeta), Bruno Henrique (Michael) e Gabi (Lorran). Técnico: Filipe Luís.
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Santos, Manoel e Diogo Barbosa; Bernal (Victor Hugo), Martinelli, Lima (Renato Augusto) e Paulo Henrique Ganso (Isaac); Marquinhos (Arias) e Kauã Elias (Cano). Técnico: Mano Menezes.
Gols: Lima (Aos 4 min do 2º tempo) e Arias (Aos 14 min do 2º tempo) para o Fluminense
Cartão amarelo: Bruno Henrique (FLA);Samuel Xavier, Martinelli (FLU)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo válido pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e hora: 17 de outubro de 2024, às 20h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Arbitro de vídeo: Rafael Traci (SC)