Craque das décadas de 1970 e 1980 falece em Belo Horizonte; clubes lamentam adeus do antigo atacante

Nome notável do futebol brasileiro entre as décadas de 1970 e 1980, o ex-atacante Palinha faleceu na manhã desta segunda-feira (17), em Belo Horizonte, aos 73 anos. Vanderlei Eustáquio de Oliveira é considerado ídolo de clubes como Cruzeiro, Atlético-MG e Corinthians. A causa da morte de Palinha não foi divulgada.

Palinha é apontado como ídolo principalmente do Cruzeiro. O ex-atacante fez 434 partidas pelo clube e anotou 145 gols com a camisa da Raposa. Palinha fez parte do histórico time do Cruzeiro que conquistou a Copa Libertadores de 1976. O ídolo celeste ainda foi campeão do Campeonato Mineiro por sete vezes com a camisa da Raposa.

Palinha vestiu a camisa do Corinthians entre os anos de 1977 e 1980. No Timão, o atleta fez um dos gols mais marcantes da história do clube, no primeiro jogo da decisão do Paulistão de 77, contra a Ponte Preta – o título acabou com o maior jejum da história do Alvinegro. No total, Palinha atuou em 148 jogos e balançou a rede por 44 vezes pelo Corinthians.

A sequência da carreira do atacante foi no Galo, clube em que conquistou o Campeonato Mineira por duas vezes. Vanderlei Eustáquio de Oliveira ainda fez parte do time que foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 1980. Palinha vestiu a camisa do Alvinegro em 77 oportunidades e marcou 27 gols.