Sonhando com o título do Campeonato Brasileiro, o Internacional recebe o Santos nesta segunda-feira, às 20 horas, em seu estádio, o Beira-Rio, em Porto Alegre, no fechamento da 30.ª rodada da competição. O time gaúcho defende um tabu de 10 anos sem perder para a equipe paulista em casa e tenta deixar o Palmeiras não disparar na liderança.
Os donos da casa buscam se aproximar do líder Palmeiras. Os visitantes querem colar no Atlético, primeiro no G-6.
Na sétima posição, o Peixe tem 42, quatro atrás do Galo. As duas equipes vêm de vitórias importantes: os gaúchos derrotaram o São Paulo e os alvinegros venceram o Corinthians em clássico.
Na classificação atual, o Internacional aparece em terceiro, atrás do Flamengo, que venceu o Paraná em Curitiba e “roubou” provisoriamente a segunda posição do time gaúcho, que soma 56 pontos e está a seis do Palmeiras. Assim, vencer o Santos em casa é fundamental para recuperar o segundo posto e não deixar o time alviverde abrir vantagem na ponta.
O time colorado se apoia no bom retrospecto no Beira-Rio, onde ainda não perdeu nesta edição da competição nacional. O Internacional, aliás, é o melhor mandante do torneio e contará novamente com o apoio de mais de 40 mil torcedores no estádio.
A equipe está reforçada para mais uma das nove “finais” que tem pela frente. O zagueiro Rodrigo Moledo foi liberado pelo departamento médico depois de se recuperar de uma lesão muscular na coxa esquerda e voltará ao time titular para formar a zaga com Victor Cuesta. O atacante Rossi também fica à disposição, mas deve começar no banco de reservas.
Possíveis ausências por terem ficado de fora de alguns treinamentos da equipe durante a semana, Rodrigo Dourado e Leandro Damião devem ser titulares, levando em conta a presença dos dois no último treinamento da equipe.
O primeiro era motivo de preocupação em razão de dores no pé, mas está livre do problema, enquanto que Damião foi preservado de uma atividade por precaução, já que voltou aos gramados na última partida depois de um intenso cronograma de recuperação. O único desfalque será o meia Camilo, que não aparece na lista de relacionados devido a um desconforto na panturrilha direita.
Com a volta de Moledo à retaguarda, Emerson Santos deixa a equipe. A outra mudança deve ser a saída de William Pottker, em má fase, para a entrada de D’Alessandro, que foi decisivo na última partida ao participar de todos os três gols no triunfo sobre o São Paulo por 3 a 1.
“Esperamos contra o Santos repetir a última atuação, fazer as partidas que estamos fazendo aqui. Vamos buscar o resultado até o último segundo de jogo para que a gente continue mantendo essa campanha dentro de casa. Com o Cuca é um time de muita qualidade, o Santos cresceu muito e deu uma arrancada junto com o Palmeiras. É um time muito forte. A gente espera não sair atrás do placar porque às vezes você não consegue fazer essa virada. Caso venha acontecer isso novamente, a equipe tem maturidade e está preparada para buscar o resultado”, disse o técnico Odair Hellmann.
O Santos também não deve apresentar novidades na escalação em Porto Alegre. Cuca contará com os retornos de Alison (suspensão) e Rodrygo (seleção brasileira sub-20).
“É um jogo decisivo para o Inter, que está a três pontos do Palmeiras. Estamos em uma franca recuperação e buscamos uma vaga na Libertadores. Este é o nosso título”, avaliou Cuca.
“Precisamos fazer um bom jogo contra um time de meio-campo com muita força. Edenílson, Patrick, Dourado… Extremos que fecham por dentro. Tem o D’Alessandro também”, emendou.
O Internacional é o melhor mandante do Campeonato Brasileiro e o único invicto em seus domínios. São 11 vitórias e três empates, com 23 gols marcados e cinco gols sofridos. 86% de aproveitamento. O Santos é o sexto melhor visitante, com quatro vitórias, quatro empates e seis derrotas.
FICHA TÉCNICA
Internacional x Santos
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 22 de outubro de 2018, segunda-feira
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Sidmar dos Santos Meurer (MG)
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Fabiano, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Nico López, Edenílson, D’Alessandro e Patrick; Leandro Damião.
Técnico: Odair Hellmann
SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Diego Pituca e Carlos Sánchez; Rodrygo, Bruno Henrique e Gabigol.
Técnico: Cuca
Superesportes