Time merengue marca com Vinícius Júnior, e equipe de Pep Guardiola consegue empate com gol de De Bruyne; Real e City decidem vaga na próxima quarta (17)
A semifinal da Champions League 2022/23 foi aberta com um jogaço. Nesta terça-feira (9), no Santiago Bernabéu, Real Madrid e Manchester City fizeram uma grande partida e empataram por 1 a 1. Os gols do duelo foram marcados por Vinícius Júnior e De Bruyne, sendo um gol em cada tempo. O confronto eliminatório entre espanhóis e ingleses está aberto.
Com o resultado, os dois times precisam vencer na partida de volta, no Etihad Stadium, para avançar à final da Champions League. Manchester City e Real Madrid vão se enfrentar na Inglaterra na quarta-feira (17) da próxima semana. Inter de Milão e Milan decidem a outra semifinal da Liga dos Campeões.
O jogo
Visitante no Santiago Bernabéu, o Manchester City não demonstrou timidez e buscou o ataque desde os primeiros minutos. O time de Pep Guardiola enfileirou quatro finalizações com menos de 15 minutos. Courtois defendeu as tentativas de De Bruyne, Haaland e Rodri.
O Real Madrid, por sua vez, apenas esperava pelo City, que chegou a ter longas trocas de passes na partida. Aos 23, Rodri errou em uma saída, e Vinícius Júnior quase deixou Benzema cara a cara com o gol. O lance animou a equipe merengue, que passou a pressionar no campo de ataque.
Melhor na partida, o Real passou a ter mais a bola. Aos 35, Camavinga conseguiu escapar pela esquerda e serviu Vinícius Júnior entrando no meio. O atacante brasileiro arriscou de fora da área, e o goleiro Ederson nada pôder fazer: 1 a 0 para o Real Madrid. Este foi o sétimo gol de Vini na competição – o camisa 20 é o brasileiro com mais bolas na rede na atual edição do torneio.
A reta final do primeiro tempo foi equilibrada, com o Real Madrid incomodando o Manchester City. Muitas disputas físicas, no entanto, travaram a partida no meio-campo. A etapa inicial terminou com vantagem da equipe de Ancelotti no placar.
Os dois times voltaram para o segundo tempo em busca do gol. A primeira chance foi do Real Madrid, com Benzema, que bateu de esquerda para fora. Pouco depois, De Bruyne tentou por duas vezes e parou em Courtois em ambas – a primeira delas, em lance perigoso, teve impedimento assinalado. Porém, na sequência, o domínio foi do Real Madrid, que empurrou o City para o campo de defesa.
Entretanto, o enrendo do primeiro tempo se repetiu, e o Manchester City conseguiu um gol justamente em um momento de baixa. Aos 21, De Bruyne acertou uma bomba da entrada da área e venceu Courtois para deixar tudo igual. Com o empate, o duelo ficou equilibrado, tendo o Real Madrid um pouco mais ousadia.
A busca pela vitória por parte do time merengue foi representada pelas mudanças de Carlo Ancelotti. O experiente técnico italiano levou a campo Asensio e Tchouaméni e sacou Rodrygo e Kroos. Renovada, a equipe merengue seguiu na busca por um resultado melhor, mas teve dificuldade na criação. Aos 44, Tchouaméni arriscou de fora da área, e Ederson fez uma grande defesa.
No fim, o Real Madrid não conseguiu alterar o placar novamente, e o Manchester City conseguiu segurar um empate sem mudar os 11 titulares que foram a campo. A definição do duelo eliminatório ficou para o confronto na Inglaterra.
REAL MADRID 1 x 1 MANCHESTER CITY
Local: Santiago Bernabéu, Madri – Espanha
Data: 09/05/2023
Árbitro: Ártur Dias (POR)
Assistentes: Paulo Soares (POR) e Pedro Ribeiro (POR)
VAR: Daniele Orsato (POR)
Cartões amarelos: Kroos e Camavinga; Gundogan e Bernado Silva.
Gols: Vinícius Júnior, aos 35 do primeiro tempo; De Bruyne, aos 21 do segundo tempo.
REAL MADRID: Courtois; Carvajal, Rudiger, Alaba e Camavinga; Kroos (Tchouaméni), Modric (Nacho) e Valverde; Rodrygo (Asensio), Benzema e Vinícius Júnior. Técnico: Carlo Ancelotti.
MANCHESTER CITY: Ederson; Walker, Stones, Rúben Dias e Akanji; Rodri, De Bruyne e Gundogan; Bernardo Silva, Haaland e Grealish. Técnico: Pep Guardiola.