Com gols de Wirtz e Andrich, equipe de Xabi Alonso vence mais uma na temporada e chega a incríveis 47 jogos de invencibilidade

O Bayer Leverkusen venceu a Roma por 2 a 0 nesta quinta-feira (2), no Estádio Olímpico de Roma, em confronto válido pela ida das semifinais da Europa League. Os gols dos alemães foram marcados por Florian Wirtz e Andrich.

Com o placar positivo conquistado, o time de Xabi Alonso tem a vantagem no agregado para o jogo de volta, que será realizado na próxima quinta-feira (9), às 16h, na BayArena, com transmissão do SBT. O vencedor enfrentará Olympique de Marseille ou Atalanta na grande decisão da Liga Europa. Franceses e italianos ficaram no empate em 1 a 1.

O jogo

Buscando manter a invencibilidade de 47 jogos, o Bayer Leverkusen foi inferior à Roma nos primeiros 20 minutos. O time de Xabi Alonso, que impressionou o futebol mundial nesta temporada com seu estilo de jogo ao construir jogadas desde o campo de defesa, de pé em pé, foi impossibilitado de jogar como está adaptado pela forte marcação dos italianos.

Acostumados com a atmosfera da partida e a pressão imposta pelos mandantes, os alemães abriram o placar instantes depois. No “perde e pressiona”, o ala-esquerdo Grimaldo forçou o erro de passe do lateral-direito Karsdorp, que foi infeliz no lance e deixou o caminho livre para o espanhol rolar para Florian Wirtz marcar o primeiro: 1 a 0 Leverkusen.

O gol fez o Bayer crescer no confronto e dominar por completo a equipe comandada por Daniele De Rossi. Trabalharam bem a posse da bola, souberam controlar a vantagem adquirida no placar, impossibilitaram as principais criações de oportunidade da Roma e anularam por completo o craque da equipe: Paulo Dybala.

O roteiro seguiu o mesmo na segunda etapa. Com amplo domínio sobre o conjunto italiano, o Bayer Leverkusen chegou ao gol que sacramentou a vitória aos 72 minutos de jogo. Após disputa na área, a bola sobrou para o zagueiro Stanisic, que rolou para o meio-campista Andrich assinalar uma pintura no ângulo: 2 a 0 Leverkusen e sequência de 47 jogos invictos mantida.

Nos últimos minutos, os romanos conseguiram furar a defesa alemã em duas oportunidades, mas devido à ineficiência de seus atacantes, não diminuíram a vantagem para levar um resultado reversível à BayArena.

FICHA TÉCNICA

LEVERKUSEN 2 X 0 ROMA

Local: Estádio Olímpico de Roma – Itália
Data: 02/05/2024, às 16h (de Brasília)
Árbitro: François Letexier (FRA)
Auxiliares: Cyril Mugnier (FRA) e Mehdi Rahmouni (FRA)
VAR: Jérôme Brisard (FRA)

Cartões amarelos

Roma: Pellegrini.
Leverkusen: Tah.
Gol: Wirtz aos 27′.

ROMA: Svilar; Karsdorp, Smalling, Mancini e Spinazzola; Paredes, Cristante e Pellegrini; Dybala, El Shaawary e Lukaku. Técnico: Daniele De Rossi.

LEVERKUSEN: Kovár; Stanisic, Tapsoba e Tah; Frimpong, Andrich, Xhaka e Hincapié; Grimaldo, Wirtz e Adli. Técnico: Xabi Alonso.

SBT Sports