“A participação no Tik Tok é importante porque atrai uma base jovem de torcedores”, ressalta José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom. “Será importante explorar o prestígio dos atletas, pois são uma poderosa força de influência digital. Os clubes que já aderiram a essa plataforma estão alinhados às melhores práticas globais e vão colher os primeiros resultados de ações direcionadas para o aplicativo”, completa.
Dos 20 clubes da Série A, 17 já aderiram ao Tik Tok – Palmeiras, RB Bragantino e Atlético-GO ou não possuem conta oficial ou não divulgaram seus números. O ranking digital inclui 50 equipes de todas as divisões do futebol brasileiro, com seguidores no Facebook, no Instagram, no Twitter, no Youtube e no Tik Tok.
Os resultados de maio
O Flamengo lidera com mais de 31 milhões de seguidores, vantagem ampliada esse mês pois o clube conta com 1 milhão de seguidores no Tik Tok, ou 52% do total nacional. O Corinthians vem em segundo, com 23,5 milhões; o São Paulo, em terceiro, soma 15,3 milhões de fãs.
O Fluminense, em 12º lugar no ranking digital, ainda tem poucos seguidores no TikTok, mas após o desempenho positivo em maio, deverá ter outros bons resultados em junho, com a chegada de Fred. O clube foi quem mais ganhou seguidores no YouTube, em maio, e teve crescimento expressivo também no Instagram com a volta de seu artilheiro. Em cada uma dessas plataformas os números superaram os 5 mil novos fãs.
A incorporação do TikTok no ranking digital fez com que o Sport
Veja o ranking de maio/2020 com os 20 primeiros colocados: