Com a honraria, craque argentino chega a sétima conquista de premiações entregues pela maior entidade do futebol; veja outras categorias

Lionel Messi é, para a Fifa, o melhor jogador do mundo pela sétima vez. Nesta segunda-feira (27), a federação internacional elegeu o craque argentino como o melhor atleta do planeta no ano de 2022. Os franceses Mbappé e Benzema completaram o pódio da honraria.

O pleito da maior entidade do futebol é composto por votos de capitães de seleções, técnico de seleções, um jornalista de cada país filiado à federação e o público geral. Cada um desses grupos possui 25% do peso do resultado final.

A conquista de Messi em mais uma honraria da Fifa foi motivada principalmente pela Copa do Mundo. No Catar, o camisa 10 foi o principal jogador da Argentina no tricampeonato da seleção comandada por Lionel Scaloni. Messi anotou sete gols durante a competição e, além do título, também levou para casa o prêmio de melhor jogador do Mundial.

No palco da premiação, Messi reconheceu o grande ano de Mbappé e Benzema e lembrou dos companheiros de seleção argentina. “É um prazer estar entre os três, Benzema e Mbappé, que tiveram um ano fantástico. Hoje, eu, Scaloni e Dibu (veja prêmios abaixo), nós somos a representação de todo o time, porque sem eles nós não estaríamos aqui. Esse ano foi uma loucura para mim, por ter conseguido o meu sonho, depois de tanto brigar, tentar e insistir, ao final ele chegou. É a coisa mais maravilhosa que passou na minha carreira”, disse.

Com mais uma honraria, o argentino tem sete prêmios entregues pela Fifa. Quatro dos cinco primeiros (2010, 2011, 2012 e 2015) foram ainda no período em que entidade trabalhava em conjunto com a France Football, anos em que a Bola de Ouro tinha o selo da organização internacional. Os dois últimos, 2019 e agora 2022, são pelo atual prêmio The Best. O prêmio de 2009 foi ainda pelo antigo “Melhor do Mundo da Fifa”.

Lionel Messi se isola ainda mais como jogador mais premiado da história, considerando The Best e Bola de Ouro. O camisa 30 do PSG tem dois prêmios a mais em relação a Cristiano Ronaldo, que possui cinco honrarias de cada uma das premiações.