Após concessão, ginásio sediará as semifinais e a final do Campeonato Mineiro Codemge de Vôlei Masculino, depois de cinco anos sem receber competições da modalidade
O Estádio Jornalista Felippe Drummond, o Mineirinho, volta a ser destaque no cenário esportivo de Minas Gerais. Após um período sem receber grandes competições, o ginásio será palco, neste fim de semana, das semifinais e da final do Campeonato Mineiro Codemge de Vôlei Masculino. O retorno é resultado da concessão do espaço pelo Governo de Minas, que possibilitou diversas melhorias, permitindo que o ginásio volte a receber grandes circuitos de shows e eventos esportivos.
Em 2022, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) realizou o leilão para a concessão do estádio, arrematado pelo consórcio DMDL/Progen por um período de 35 anos.
Nos primeiros dois anos de contrato, o ginásio passou por correção da demarcação do piso, a instalação de novas cadeiras, modernização do sistema de iluminação e ajustes estruturais.
Foram realizadas reformas nas instalações sanitárias, elétricas e nos estacionamentos. Além disso, houve um reforço na segurança e melhorias operacionais, proporcionando melhor atendimento aos usuários e profissionais que trabalham no local.
As áreas de convivência e de alimentação do ginásio também foram revitalizadas, garantindo um ambiente mais acolhedor e funcional ao público.
“A concessão vai além de facilitar a gestão do equipamento. Ela contribui para o resgate de tradições e patrimônios que fazem parte da memória afetiva dos mineiros. Queremos que o estádio continue sendo um espaço onde as pessoas se reúnem para torcer, se emocionar e celebrar juntas”, destaca o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Bruno.
Ao longo de quatro décadas, o Mineirinho sediou competições internacionais, shows e espetáculos culturais, consolidando-se como um dos maiores e mais importantes ginásios do país.
“Sabemos da tradição do estádio para este esporte tão apreciado pelo torcedor, que sempre reconheceu o Mineirinho como a casa do vôlei em Minas Gerais. As benfeitorias já realizadas demonstram nosso compromisso em entregar uma experiência de alto padrão para o público mineiro e marcam o início de uma nova era para o Mineirinho”, garante o CEO da Concessionária Mineirinho SPE, Eduardo Barella.
Em 1994, o estádio registrou seu recorde de público no esporte, com 33 mil espectadores durante a partida de vôlei masculino entre Brasil e Grécia. No cenário musical, o show dos Titãs, em 1993, atraiu 30.954 pessoas. O ginásio também teve papel relevante na Copa do Mundo de 2014, servindo como centro de imprensa em Minas Gerais.
Retorno do vôlei
Com a fase decisiva do Campeonato Mineiro Codemge de Vôlei Masculino, o público poderá reviver grandes momentos do esporte. O ginásio já foi palco de competições de destaque, como o Mundial e partidas da Superliga.
“É um momento muito especial para todos os torcedores e amantes do vôlei. O Mineirinho é e sempre foi a nossa casa, é um palco icônico do esporte nacional e internacional. Felizmente, a parceria com o Estado viabilizou esse retorno à nossa casa. E isso é um presente especial para o público”, destacou Daniel Lopes, coordenador-geral da Federação Mineira de Voleibol.
História
Localizado na Pampulha, região de Belo Horizonte reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Mineirinho foi inaugurado em 1980 como o maior ginásio coberto do Brasil.
Com uma área construída de 56 mil m², distribuída em nove níveis, o espaço tem capacidade para aproximadamente 20 mil pessoas. Além disso, conta com mais de 75 mil m² de área externa e está próximo ao Conjunto Arquitetônico da Pampulha (Museu de Arte Moderna, Casa do Baile e Igreja São Francisco), além de outro importante complexo esportivo, o Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).
Agência Minas