(Imagem: Divulgação)

A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) realizou, nesta quarta-feira (18), no ginásio Dr. Eugênio, no UTC, a Noite de Gala da Ginástica Artística, com apresentações de alunos e ex-alunos da Futel, de diversas faixas etárias. O evento reuniu grande público e marcou o encerramento das atividades de ginástica artística em 2019.

“Foi uma festa muito bonita, que demonstrou a qualidade das aulas oferecidas pela Futel, pois as apresentações feitas exigem preparo técnico e bastante concentração”, ressaltou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.

Segundo um dos professores da ginástica artística, Mário Sérgio Arantes, o evento foi um sucesso. “Pudemos promover o encontro de várias gerações dessa modalidade esportiva em uma noite bonita, descontraída e, sobretudo, emocionante”, disse.

Anderson Batista, atleta da Futel de 1998 a 2009, foi um dos participantes. “As aulas oferecidas pela Futel foram de grande importância em minha vida, não apenas pelas conquistas que me proporcionaram como atleta, mas também por ter possibilitado um melhor desenvolvimento da minha coordenação motora. Por conta de tudo isso, fazer parte dessa Noite de Gala é algo muito significativo para mim”, destacou.

O público também aprovou. “Fiquei impressionada com as apresentações, pois tanto os atletas como os ex-atletas fizeram exibições impecáveis”, elogiou Naiara do Nascimento, moradora do bairro Santa Mônica.

Ginásio próprio

O ano de 2019 foi de grande importância para a ginástica artística da Futel, que desde outubro passou a ter treinos e eventos no Ginásio Dr. Eugênio, no UTC, com estrutura própria. Antes disso, desde 1999 os alunos treinavam no bloco G4 do campus de Educação Física, através de parceria da Futel com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com atendimento máximo de 120 alunos. Com a mudança de local, o número de atendimentos subiu para 230, já que foram matriculadas gratuitamente crianças que estavam em uma lista de espera. A previsão é que no ano que vem, sejam atendidos até 450 alunos.

No total, a Prefeitura de Uberlândia investiu mais de R$ 345 mil na aquisição dos novos equipamentos para a ginástica artística, como: paralela assimétrica, barra para treino assimétrica, duas traves de equilíbrio, mesa de salto, argola, paralela masculina, cavalo com alças, cogumelo para treinamento de cavalo com alças, aparelho solo 12 x 12 oficial, colchões de queda, colchões tipo sarneige e trampolins tipo Reuther. Além dos aparelhos, o ginásio Dr. Eugênio foi totalmente revitalizado e adaptado para receber a nova academia.

Prefeitura de Uberlândia