A quantidade de alunos nas atividades oferecidas pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) teve um aumento significativo entre os meses de agosto e setembro. O número total saltou de 9.524 alunos em agosto para 11.023, em setembro, o que representa um aumento de 1.499 pessoas, ou 15,73%. O maior crescimento – 914 pessoas – foi nas atividades envolvendo os adultos. Em seguida vêm a iniciação esportiva (542 pessoas) e paradesporto (43 pessoas).
Os números levam em conta 26 atividades, sendo elas: atletismo, atletismo paralímpico, basquete, bocha paralímpica, corrida de rua, futebol de campo, futebol de sete, futsal, ginástica artística, ginástica mix dance, ginástica funcional, goalball, handebol, halterofilismo paralímpico, hidroginástica, judô, karatê, kung fu, mobilidade e orientação, multiesportes, natação infantil, natação adulto, natação paralímpica, parabadminton, rugby e vôlei.
São 24 locais de atendimentos para esses alunos: Parque do Sabiá, UTC, 36º BiMec, Campo Alegre, Shopping Park, CIE, Faefi-UFU, Núcleo Lagoinha, Núcleo Viva Mansour, Poliesportivo Canaã, Poliesportivo Custódio Pereira, Poliesportivo Dona Zulmira, Poliesportivo Jardim América, Poliesportivo Jardim Brasília, Poliesportivo Luizote de Freitas, Poliesportivo Patrimônio, Poliesportivo Roosevelt, Poliesportivo Santa Luzia, Poliesportivo São Jorge, Poliesportivo Segismundo Pereira, Poliesportivo Tancredo Neves, Poliesportivo Tapuirama, Poliesportivo Tocantins e Vila Olímpica.
Hidro e natação
A atividade com maior crescimento foi a hidroginástica (840 pessoas), seguida por natação (305) e voleibol (162). “O aumento no número de alunos de hidroginástica e natação se deve a elevação das temperaturas e, principalmente, ao início das aulas na piscina do Parque do Sabiá, recentemente entregue à população. Também tivemos crescimento em algumas modalidades esportivas que vêm se destacando, como é o caso do vôlei, já que nossas equipes estão disputando o Campeonato Mineiro”, explica o diretor de esportes da Futel, Emerson Brasileiro.
“Outro crescimento que merece ser destacado é no paradesporto, que saltou de 147 alunos em agosto para 190, em setembro, o que representa aumento de 29,25%. Muito disso se deve ao desempenho dos paratletas de associações parceiras da Futel nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, competição em que eles obtiveram 10 medalhas”, ressalta.
O diretor geral da Futel, Edson Zanatta, fala sobre as atividades oferecidas à população. “É gratificante disponibilizar todas essas atividades à população e é muito bom ver que a procura tem crescido. O objetivo da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, é levar qualidade de vida à sua população, sempre com qualidade e de forma gratuita”, completa.
Aumento no número de alunos da Futel
Iniciação esportiva
Agosto: 5.627
Setembro: 6.169
Aumento: 542 (9,63%)
Atividades para adultos
Agosto: 3.750
Setembro: 4.664
Aumento: 914 (24,37%)
Paradesporto
Agosto: 147
Setembro: 190
Aumento: 43 (29,25%)
Total
Agosto: 9.524
Setembro: 11.023
Aumento: 1.499 (15,73%)
Prefeitura de Uberlândia